O Brasil tem trabalhado em uma diplomacia dos insumos para garantir o abastecimento de fertilizantes para nossa produção agropecuária. Representantes dos países árabes e o presidente da Câmara Árabe-Brasileira, embaixador Osmar Chohfi, estiveram nesta quinta-feira (10), reunidos com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Tereza Cristina. Durante a reunião foi anunciado que essas nações podem aumentar a exportação de fertilizantes para o Brasil. Juntos, os países árabes fornecem 26% dos fertilizantes importados por aqui. Entre os principais fornecedores estão Marrocos, Catar, Arábia Saudita, Egito, Omã e Argélia.
Segundo a ministra, é muito importante mostrar o potencial dos países árabes para esse suprimento, para que as empresas brasileiras conheçam esse potencial. Vivemos um momento importante de crise, mas também de oportunidades para os dois lados.
O Brasil importa mais de 85% dos fertilizantes utilizados na agricultura e no caso do potássio são 95% do seu consumo. O governo também trabalha na logística para a importação desses insumos e lançou o Plano Nacional de Fertilizantes para impulsionar o setor.