Apesar de mais de três milhões de pessoas por todo o mundo já terem contraído o novo coronavírus, a verdade é que ainda existem 33 países e territórios que não relataram um único caso da Covid-19.
A lista, que pode consultar aqui, inclui países tão distintos como o arquipélago das Comores, o Lesoto, o Tajiquistão ou o Turquemenistão, mas também pequenas nações insulares distantes do Pacífico, como Nauru, Kiribati e Ilhas Salomão.
Segundo dados apresentados pela agência Reuters, na última semana, 214 países e territórios dos 247 reconhecidos pelas Nações Unidas tinham registrado pelo menos um caso positivo do vírus SARS-CoV-2. Destes, 190 também sofreram transmissão local – o vírus espalhou-se na comunidade. Foram registradas mortes em pelo menos 166 deles. Ainda assim, o fato de um país não relatar nenhuma infecção pelo novo coronavírus não significa necessariamente que não tenha existidos casos.
Por exemplo, a Coreia do Norte, cujo paradeiro do líder Kim-Jong Un é desconhecido, não registrou nenhum caso do novo coronavírus, mas faz fronteira com a China, a Rússia e a Coreia do Sul, todos os países que lidam com um número alto de casos, o que significa que o vírus pode ter entrado no país.
Em relação à disseminação dos casos do novo coronavírus em várias regiões mundiais, a Ásia experimentou aproximadamente duas amplas cadeias de transmissão através das fronteiras, enquanto na Europa, muitos países começaram a relatar casos a partir do final de fevereiro.
Por outro lado, a América do Sul e a África pareciam livres do vírus nos meses de janeiro e fevereiro, mas a verdade é que a Covid-19 se alastrou rapidamente pelos dois continentes, como o Brasil, por exemplo, que é um dos principais ‘alvos’ da Covid-19.
Anguilla, Gronelândia, as ilhas caribennhas de St. Barts e Santa Lúcia e o Iêmen são os cinco países e territórios que conseguiram livrar-se do vírus após terem confirmado casos positivos da Covid-19. Nenhum relatou mortes ou declarou qualquer caso atualmente ativo, sendo que os anteriores casos positivos recuperaram completamente.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 224 mil mortos e infectou mais de 3,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Cerca de 890 mil doentes foram considerados curados.