O embaixador do Cazaquistão, Bolat Nussupov, conversou virtualmente hoje (04) com Marcio Senne, diretor de Relações Exteriores da “Vale”, empresa brasileira de minério de ferro. Durante a conversa, o diplomata informou sobre as oportunidades de investimento e exportação disponíveis no Cazaquistão para a implementação de projetos conjuntos na indústria de mineração. Bolat Nussupov convidou a Vale para atuar como co-fundadora do Conselho Empresarial Cazaque-Brasileiro, que visa ampliar e desenvolver contatos comerciais diretos entre empresários dos dois países.
Por sua vez, Marcio Senne agradeceu o contato da Vale com a Empresa Nacional de Exploração Geológica “KazGeology”, bem como as perspectivas de construção de cooperação bilateral de investimentos com a Empresa Nacional de Mineração “Tau-Ken Samruk”. Senne manifestou a disposição em considerar os projetos a serem propostos pelas empresas do Cazaquistão. Uma próxima conferência online com a participação dessas empresas cazaques será agendada pela embaixada em Brasília.
Vale – A empresa transnacional brasileira “Vale” tem uma história de desenvolvimento de 75 anos, ocupa uma posição de liderança no mundo na extração de minério de ferro, níquel, cobre, etc. A Vale produz cerca de 400 milhões de toneladas de minério de ferro. Em abril deste ano. o valor de mercado da empresa ultrapassou a marca de US $ 103 bilhões, expandindo sua posição como a empresa de capital aberto mais valiosa da América Latina.