Fibra promove seminário para que empresários conheçam o mercado dos dois países
A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) promoveu, em 31 de março, o seminário Conexão Portugal. O objetivo foi apresentar um panorama dos principais aspectos culturais e legais e oportunidades de negócios no país europeu para empresários locais. O encontro, de cerca de duas horas, ocorreu na sede da Federação.
“Precisamos transformar o DF cada vez mais em uma cidade internacional. Nós já somos internacionais nas questões de arquitetura e diplomacia e agora precisamos traduzir isso em serviços e produtos. O setor produtivo, de uma forma geral, precisa estar dentro desse contexto”, destacou o vice-Diretor de Assuntos Institucionais e Governamentais da Fibra, Paulo Eduardo Ávila, na abertura do evento.
O seminário contou com cinco painéis. Antes do início das explanações, o secretário de Relações Internacionais do DF, Paco Britto, falou sobre a relevância de eventos desse tipo. “Temos de virar a matriz, deixar de ser meros coadjuvantes e passar a ter um protagonismo na exportação”, disse. “Precisamos ter mais integração, não somente com países da Europa, mas com países africanos e da América Central e o Caribe; temos que levar o Distrito Federal para o mundo”, completou, ao falar da importância das empresas locais como geradoras de emprego, renda e tributos.
No primeiro painel, a gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN-DF) da Fibra, Viviane Brunelly, apresentou dados de comércio exterior e os serviços de apoio à internacionalização que a Fibra oferece aos industriais, como estudos de inteligência e emissão de documentos aduaneiros.A segunda apresentação foi feita pelo consultor de Comércio Exterior dos Correios João Marcos Leite, que abordou serviços logísticos prestados pela empresa pública no auxílio à exportação.
O terceiro painel, com o diretor de Relações do Trabalho e Apoio Sindical da Fibra, Fernando Japiassu, abordou aspectos socioeconômicos, jurídicos e culturais de Portugal, com dicas sobre os segmentos de moda, de gastronomia, de tecnologia da informação, imobiliário, e da construção civil. Ele destaca Portugal como porta de entrada para a Europa: “É importante identificarmos nichos em que potencialmente temos chances de ser mais exitosos e fazer esse intercâmbio também para conhecer melhor as técnicas que os portugueses estão empreendendo em suas atividades econômicas. Dessa forma, selecionar produtos com maiores chances de entrada no país”.
Os dois últimos painéis foram voltados para possibilidades de negócios com o município de Matosinhos, localizado no norte de Portugal e uma das maiores cidades do distrito do Porto. As informações foram repassadas pelo diretor municipal de Gestão do Território, Luís Berrance, e pela representante do Gabinete de Apoio às Atividades Econômicas e ao Investidor Maria Geraldes, ambos da Câmara Municipal de Matosinhos. “Somos uma cidade que tem investimento muito diversificado e hoje há muitas empresas nacionais e internacionais instaladas aqui”, disse. “Mais de 18% das empresas de Matosinhos são exportadoras, com impacto muito grande no próprio PIB [Produto Interno Bruto] português, e, através do Porto de Leixões, nós nos ligamos a mais de 180 países”, completou.
Apoio à internacionalização – O CIN-DF dá suporte para uma entrada segura e bem-sucedida no mercado internacional. Além de apoiar a participação em missões empresariais, com os objetivos de aumentar a competitividade da indústria local e o crescimento no mercado, o centro promove periodicamente ações de capacitação e tem autorização para emitir documentos importantes para as relações de empresas brasilienses com outros países, como o Certificado de Origem Digital (COD). Também fazem parte dos serviços a análise do cenário, das oportunidades e dos riscos e a elaboração de estudos personalizados.
Em abril, o Centro realizará a Semana da Empresa Exportadora, com o objetivo de apresentar os temas de maior relevância para a promoção local do comércio exterior. Para saber mais sobre os serviços do CIN-DF e sobre as capacitações promovidas, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (61) 3362-6122/6132, de segunda a sexta-feira, das 9h ao meio-dia e das 13h às 18h, ou pelo e-mail cin@sistemafibra.org.br
Foto: Moacir Evangelista/Fibra
Fonte: Assessoria de Comunicação da Fibra