Os eventos têm como objetivo para dialogar com governo, comunidade internacional e sociedade civil sobre como reconstruir o mundo pós-pandemia juntos. As palestras “O futuro que queremos, sem deixar ninguém para trás terão transmissão ao vivo no canal da ONU Brasil no Youtube no dia 26 de outubro, segunda-feira, com possibilidade de participação do público a partir das 17 horas e tradução simultânea para Libras.
Às 14h30, o coordenador residente do Sistema ONU no Brasil, Niky Fabiancic, dialoga com representantes do governo brasileiro, da comunidade internacional e da sociedade civil. Às 17 horas, a repórter Valéria Almeida recebe representantes da sociedade civil para apresentar desafios e sugestões desta construção coletiva, respondendo às perguntas do público.
Para marcar o histórico aniversário de 75 anos da instituição, celebrados no dia 24 de outubro, a ONU Brasil organiza dois eventos virtuais para dialogar com governo, comunidade internacional e sociedade civil sobre como reconstruir o mundo pós-pandemia juntos. Os eventos O futuro que queremos, sem deixar ninguém para trás terão transmissão ao vivo no canal da ONU Brasil no Youtube no dia 26 de outubro, segunda-feira, com possibilidade de participação do público a partir das 17 horas e tradução simultânea para Libras.
Às 14h30, o coordenador residente do Sistema ONU no Brasil, Niky Fabiancic, dialoga com representantes do governo brasileiro, da comunidade internacional e da sociedade civil. Às 17 horas, a repórter Valéria Almeida recebe representantes da sociedade civil para apresentar desafios e sugestões desta construção coletiva, respondendo às perguntas do público.
As iniciativas fazem parte da UN75, a maior conversa global do mundo sobre “o futuro que queremos”, lançada pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, no início do ano. O UN75 se destina a promover conversas em todos segmentos da sociedade, em especial os jovens, para construir uma visão global para 2045, ano do centenário da ONU.
Na primeira parte, às 14h30, participam o diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Embaixador Ruy Pereira, o diretor da Divisão das Nações Unidas do Itamaraty, Adriano Pucci; o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez; e a coordenadora da Gestos e membro do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030, Alessandra Nilo.
Na segunda parte, às 17 horas, participam Celso Athayde, da Central Única das Favelas (CUFA); Paloma Gosta, da Engajamundo; e Carlo Pereira, do Pacto Global. Conheça um pouco o perfil destes participantes, que responderão às perguntas dos internautas:
Celso Athayde – Fundador da CUFA, aos 16 anos já tinha morado na rua, em abrigos públicos e três favelas. É autor de 7 livros, entre eles “Falcão – Mulheres, Tráfico”, “Falcão – Meninos do Tráfico”, “Cabeça de Porco” e “Um País Chamado Favela”. Em agosto de 2015 fundou um grupo de empresas focadas nas favelas e seus moradores: A Favela Holding, que hoje detém mais de 20 empresas, todas com ações em favelas e periferias. Durante a pandemia da COVID-19, criou e é coordenador geral do projeto CUFA Contra o Vírus, que arrecada doações de mantimentos e distribui para moradores de mais de 5 mil favelas de todo o Brasil; e o Mães da Favela, que contempla com uma bolsa de R$ 240 mulheres residentes nesses territórios.
Paloma Costa – Jovem ativista do clima e estudante de Direito e Ciências Sociais na Universidade de Brasília. É assessora do Instituto Socioambiental, onde foi responsável por trazer a perspectiva da juventude para a organização. Na organização liderada por jovens Engajamundo, coordenou o Grupo de Trabalho do Clima e as delegações da juventude que foram para a COP24 e COP25, entre outras. É co-criadora do Programa de Educação Climática e as Demandas da Juventude Brasileira em Clima (EduClima). Ao lado de António Guterres e da ativista Greta Thunberg, participou da abertura da Cúpula de Ação Climática e o Grupo Consultivo para Jovens sobre Mudanças Climáticas do Secretário-Geral da ONU.
Carlo Pereira: Secretário Executivo da Rede Brasil do Pacto Global. Químico e mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), tem MBA em Sustentabilidade pela Universidade de Lüneburg (Alemanha). Possui mais de 15 anos de experiência em temas relacionados à sustentabilidade corporativa, tais como mudanças do clima, energia renovável e investimento social privado, com passagem por inúmeros setores de empresas brasileiras.
UN75 – Para marcar seus 75 anos, as Nações Unidas lançaram a maior conversa global do mundo sobre “o futuro que queremos”. O UN75 convida pessoas de todos os lugares a imaginar o futuro que desejam e a contribuir com ideias para torná-lo realidade, construindo um mundo melhor e mais sustentável para todos. Representando o esforço mais ambicioso da ONU para entender as expectativas de cooperação internacional e da ONU, em particular, é também a maior pesquisa até agora sobre as prioridades para a recuperação da pandemia COVID-19. Até o momento, mais de um milhão de pessoas de todos os países e estilos de vida deram sua opinião. As respostas fornecem descobertas únicas sobre o que o público deseja neste momento desafiador para o mundo.
Participe da pesquisa global UN75, em português, acessando aqui.
Identidade visual – O artista peruano Ivan Ciro Palomino fez a identidade visual para o evento virtual da ONU Brasil. Ivan explica que a criação, intitulada Florescer 17, retrata os 75 anos da ONU, quando “floresceram as ideias em direção a uma meta que podemos alcançar, como os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. “Nela, é possível ver o início da mudança: crianças brincando, crianças estudando, crianças reciclando, crianças que são o futuro e a esperança que virá em um futuro muito próximo”, explica.
SERVIÇO
Dia 26 de outubro
O futuro que queremos, sem deixar ninguém para trás
14h30 – Diálogo com governo, comunidade internacional e sociedade civil
17h00 – Diálogo com sociedade civil e perguntas do público
Transmissão ao vivo no Youtube ONU Brasil. Acesse https://www.youtube.com/onubrasiloficial
Informações para a imprensa
Roberta Caldo – caldo@un.org – (21) 98202-0171