Embaixador Talal Al Rahbi ressalta as recentes visitas bilaterais de missões em comemoração da data nacional do país árabe que busca negócios no Brasil.
O embaixador do Sultanato de Omã no Brasil, Talal Al Rahbi, comemorou, nesta terça-feira (26), o Dia Nacional do país. Em discurso, o diplomata enfatizou as conquistas e o orgulho no legado do Sultanato de Omã, desde o início do Renascimento Omanense em 1970, liderado pelo falecido Sultão Qaboos bin Said, e atualmente continuado com determinação pelo Sultão Haitham bin Tarik. O evento foi no Dúnia Hall, em Brasília, e contou com a presença de diversas autoridades jornalistas da grande imprensa brasileira, membros do Governo Federal, Congresso Nacional do Brasil e o Ministro da Defesa José Múcio Monteiro.
Em fala, o embaixador ressaltou o compromisso de Omã com a paz e a justiça internacional e sua política externa baseada no diálogo, na tolerância e na promoção de valores de paz e harmonia entre as nações. Ele também falou sobre os 50 anos de relações diplomáticas entre Omã e Brasil, marcadas por uma fase de robusta cooperação política e econômica, especialmente nos últimos dois anos, e o aumento da troca de visitas de alto nível entre autoridades e empresários de ambos os países, incluindo a participação do Ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, na exposição “Made in Brazil” em Omã e a visita do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, ao Sultanato de Omã.
Oportunidades de Investimento no Sultanato de Omã
O embaixador também enfatizou a importante presença da delegação do grupo omanense Ladayn no Brasil, representando entidades como e a Zona Franca de Sohar, para explorar novas parcerias econômicas e de investimentos e compartilhou, com os presentes, informações sobre a segunda edição da exposição “Made in Brazil”, programada para fevereiro de 2025 em Omã, como continuação do sucesso da edição inaugural em 2024, que promoveu importantes intercâmbios comerciais e culturais.
Visão de Omã 2040:
A visão estratégica de Omã 2040 é uma agenda ambiciosa de desenvolvimento sustentável que busca o progresso econômico e social, com foco na construção de capacidade humana e tecnológica. O compromisso com projetos de energia limpa, incluindo a produção de hidrogênio verde, com uma meta de atingir 1 milhão de toneladas até 2030 e 8 milhões de toneladas até 2050.
Esses esforços posicionam Omã como líder no setor e contribuem para a diversificação econômica e redução da dependência de combustíveis fósseis.Durante o evento foi destacado o compromisso de Omã em contribuir para um futuro de paz e estabilidade globais, promovendo valores de diálogo e cooperação internacional.