Embaixador Dassanayake Sumith oferece jantar para destacar a culinária típica e o famoso chá do Ceilão
O Sri Lanka foi eleito o melhor destino para viajar em 2019 pela Lonely Planet. É um país de paisagens paradisíacas e preços baixos, que pouco a pouco vem conquistando as listas de turismo do mundo todo. Porém, o país se destaca por ser produtor e exportador de um dos melhores chás do mundo. Um pouco de tudo isso foi mostrado, no dia 21, pelo embaixador Dassanayake Sumith, na sede da embaixada, para profissionais da mídia e amigos convidados.
A gastronomia do Ceilão, como é conhecido o Sri Lanka, atrai pelas cores e pelo sabor picante. Os pratos variam de uma região para a outra e também dos cingaleses para os tâmeis. A base da alimentação local é o arroz que é produzido em grande quantidade no país. O cereal nunca falta numa refeição do Sri Lanka, normalmente acompanhado de um ou vários caris, quase sempre preparados com leite de coco, que é outro ingrediente principal desta culinária
Em relação à grande produção de chá, Seevali Wijewantha, ministra conselheira responsável pela área comercial da embaixada explicou que “essa tradição remonta ao ano de 1867, quando o britânico James Taylor começou a cultivar a planta Camellia sinensis. Desde então, a plantação dessa espécie tornou-se parta da cultural”.
A ministra Wijewantha informou também para os convidados que os chás do Ceilão são considerados um dos melhores do mundo, ressaltando que o grande diferencial do chá é o DOP (Denominação de Origem Protegida), um sistema utilizado para certificar de que a bebida cumpre um conjunto de regras que atestem sua qualidade. Um vídeo apresentado antes do jantar mostrou a beleza do Sri Lanka e as enormes plantações de chá do país.
Turismo – O Sri Lanka pode ser definido como uma ilha rodeada por praias cristalinas de areia fina e dourada. Palmeiras e coqueiros no litoral completam o cenário que também é repleto de montanhas verdinhas no interior. Lá se pode visitar um orfanato de elefantes, uma lagoa de peixes cantores, explorar florestas densas, santuários e templos. Situada a aproximadamente 32 km da Índia, a ilha é o lar de 20 milhões de pessoas e de oito locais considerados Patrimônios Mundiais. A longa e violenta guerra civil do país terminou em maio de 2009, trazendo paz, estabilidade e um renascimento do turismo.