Sucesso da vindima é comemorado com o Wine & Sunset
Rachel Alves Massanori Nariyoshi
Situado no cerrado goiano, no Planalto Central, o Quartetto Vinhos e Vinhedos está numa altitude de 1150m, um terroir perfeito para produção de excelentes uvas e por conseguinte elaboração de magníficos vinhos “Colheita de inverno”.
“Colheita de inverno”, conhecido como “dupla poda” é a técnica de cultivar parreiras, especialmente no Cerrado brasileiro, que consiste em podar e conduzir as parreiras para que a produção das uvas aconteça nos meses de inverno, ou seja, nos meses de julho e agosto quando não há chuvas na região, técnica muito diferente das tradicionais, cultivadas mundo afora quando as colheitas acontecem no verão.
Esta técnica já está consolidada em todo Cerrado brasileiro (Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, partes de Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Piauí e São Paulo).
A engenheira florestal Débora Chitolina, gerente de campo na Quartetto Vinhos e Vinhedos é uma defensora da técnica da dupla poda e está à frente da produção vitícola. Ela detalha todo o método de produção, que começa no ano anterior com o correto manejo das podas (formação e produção), a seleção de brotos, a desfolhação e, finalmente, a vindima que é a colheita das uvas.
Em seu primeiro ano na Quartetto Vinhos e Vinhedos, Débora conta que “foi um ano de realizações, um dos principais recomeços da minha vida. Medos, inseguranças, receios e finalmente a esperança fizeram tudo ficar lindo na minha vida.” Hoje ela se sente realizada trabalhando no campo com a viticultura tropical. Diz confiante que “Quando a videira amadurece, seus ramos e suas folhas mostram a chegada do final do ciclo. É a hora de nos prepararmos para a saída dos tão esperados cachinhos de uva.”
Débora e sua equipe fizeram a poda de produção em março. Em junho acompanharam a Fase do Pintor (alteração da cor dos bagos das uvas), quando começa a fase de maturação das frutas. Imediatamente colocaram as telas de proteção dos cachos (barreira física para proteção de ataque de pássaros, abelhas e outros insetos). Concomitantemente fizeram o desfolhamento que é a retirada de algumas folhas para aeração dos cachos de uvas que precisam, inclusive, receber sol para gerarem açúcar e acidez necessárias à elaboração dos vinhos. Depois de tudo isso (lá se vão 5 meses), vem a vindima. No início de julho, Débora coordenou a vindima noturna da variedade Sauvignon Blanc, uva branca, que resultou numa produção de 3.000 kg. A variedade Shiraz, uva tinta, será colhida ainda em julho, nas próximas semanas.
Depois de tanto trabalho, a Quartetto Vinhos e Vinhedos é só festa! Como acontece no mundo todo, a fase da vindima é pura alegria e momento de festejar os bons frutos. Para tanto, formatou o evento Wine & Sunset. Trata-se de tour guiado onde Débora e os proprietários da Quartetto Vinhos e Vinhedos explicarão sobre o processo e características da produção das uvas no Cerrado, as particularidades desse terroir e a história do Vinhedo.
Depois do tour, o visitante terá a oportunidade de apreciar o visual encantador e magnífico pôr do sol, diretamente do vinhedo, tendo como cenário a Serra dos Pirineus. Degustará os queijos, pães e geleias artesanais de produtores locais, além de pratos quentes e claro, degustação de quatro vinhos de colheita de inverno – branco, rosé, tinto e espumante -, cuidadosamente selecionados para harmonizar no Wine & Sunset. Um fim de tarde inesquecível, garante Débora.
Quer ir? É preciso reservar pelo telefone 61 99419-5365.
Tim-tim!
SERVIÇO:
Wine & Sunset no Quartetto Vinhos e Vinhedos – Tour Guiado / Águas Lindas de Goías
Dia 22 de julho de 2023 (sábado) / 16h às 19h
Welcome Drink