Festival Cultural Europeu abre a 20ª edição da Semana da Europa com ampla programação para toda família, no dia 4 de maio (sábado), no Museu de Arte de Brasília.
A Semana da Europa, evento que promoveu trocas entre as culturas do Brasil e dos países da União Europeia na capital federal, completou 20 anos em 2024 com a temática meio ambiente. Tradicionalmente nesta época, os brasilienses acompanham a programação cultural do evento, que este ano abre com o Festival Cultural Europeu, no dia 4 de maio, no Museu de Arte de Brasília. Diversas atividades ocuparam todo o espaço do MAB, com entrada franca e acesso livre para todos os públicos. A realização é da EUNIC Brasil com o apoio da Delegação da União Europeia no Brasil.
Nesta edição, participaram os seguintes países e organizações: Alemanha, Aliança Francesa, Áustria, Bélgica, Chipre, Delegação da União Europeia no Brasil, Dinamarca,Eslovênia, Espanha, França, Grécia, Goethe-Zentrum Brasília, Hungria, Instituto Cervantes, Irlanda, Itália, Países Baixos, Polônia, Portugal e Suécia. Durante todo o dia, haverá ainda coleta de alimentos não perecíveis para o Programa Mesa Brasil do SESC, a maior rede de bancos de alimentos da América Latina, referência no combate à fome e ao desperdício de alimentos. Saiba mais: www.sesc.com.br/mesabrasil.
EXPOSIÇÕES
Pela primeira vez, foram incorporadas ao evento cinco exposições de artes visuais acontecendo ao longo do dia, com duas permanecendo por mais tempo no MAB. Destaque para Luzes na Escuridão (Espanha, França, Hungria e Suíça), resultado de um intercâmbio entre os mais representativos fotógrafos europeus e brasileiros especializados em fotografias de caverna e que, em três expedições distintas, registraram as mais importantes cavernas brasileiras.
Na ocasião, foi inaugurada a exposição inédita do projeto, que permanecerá em cartaz até 31 de julho, abrindo o Festival Cultural Europeu, às 11h. A curadoria é de João Paulo Barbosa, fotógrafo de natureza e de vida selvagem, que traz um olhar artístico para o mundo das cavernas. “O que temos perante nossos olhos é uma espécie de ‘manifesto visual’ das belezas escondidas nas sombras eternas. Fotógrafos iluminados aceitaram o desafio de redescobrirem para nós, o público, o fantástico universo de ecossistemas frágeis, já não tão mais escondidos da cobiça humana, e que merece ser visto pelo maior número de pessoas”, ressalta.
Durante o evento, foi lançado o terceiro volume do livro com fotografias que são resultado da terceira expedição focada nas cavernas da Amazônia, obra inédita sobre esse tipo de registro. KOMPLETT KAFKA (Alemanha e Áustria), fica em cartaz até 28 de maio, pela Semana da Europa e Semana da Língua Alemã e foi concebida como uma forma de homenagear o centenário do falecimento do renomado escritor Franz Kafka. A exposição já percorreu diversos países europeus, como Alemanha, Áustria e Portugal, e agora chega ao Brasil para uma série de apresentações em várias capitais.
A mostra traz ilustrações do conceituado artista austríaco Nicolas Mahler, oferecendo uma abordagem espirituosa e perspicaz sobre a vida e obra de Kafka. Os trechos de diálogos e frases presentes nas charges são diretamente atribuídos à Kafka. A técnica extremamente simplificada de Mahler captura de forma magistral os personagens taciturnos, encontrando no trabalho de Kafka uma fonte rica para suas ilustrações que captam a essência deste ícone da literatura mundial.
Estiveram disponíveis ao público, apenas no dia 4 de maio:
Água é Vida (Países Baixos) – A exposição já passou por alguns centros culturais de Brasília e promove uma reflexão sobre o acesso à água. Faz ainda um chamado para a importância do cuidado com esse recurso natural e para os desafios hídricos futuros.
Heroínas da Paz (Irlanda) – Desde as bases até os níveis governamentais, a exposição Heroínas da Paz capta uma diversidade de vozes e perspectivas, apresentando histórias de mulheres de todas as esferas da vida que desempenharam um papel fundamental no processo de paz da Irlanda do Norte e continuam ainda hoje o diálogo entre comunidades e projetos de reconciliação.
Pioneer The Possible: Como Acelerar a Transição Ecológica (Suécia) A Suécia, pioneira na implementação de políticas climáticas, está na linha de frente do movimento global para um futuro sustentável. A exposição destaca o compromisso dos cidadãos, empresas e organizações suecas em reduzir emissões de dióxido de carbono (CO2) e enfrentar a crise climática. E convida o público a se unir na vanguarda da inovação e a colaborar na montagem das peças necessárias para uma transição verde eficaz. Os visitantes podem explorar módulos temáticos que cobrem desde a eletrificação do transporte até a produção industrial sustentável.
20 Anos Juntos na União Europeia (Eslovênia, Polônia, República Checa, Eslováquia, Hungria, Chipre, Malta e Lituânia).
As embaixadas da Eslovênia, Polônia, República Checa, Eslováquia, Hungria, Chipre, Malta e o Consulado-Geral da Lituânia, como representações diplomáticos de oito dos 10 países que celebram, em 2024, o aniversário de 20 anos como membros da União Europeia, lançam em conjunto essa mostra fotográfica de artistas de cada um desses países, mostrando elementos únicos do povo, da natureza, cidades, e da União
Europeia como um único bloco.
Em 1951, seis países fundaram a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço e, mais tarde, em 1957, a Comunidade Econômica Europeia e a Comunidade Europeia da Energia Atômica: Bélgica, Alemanha, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos. Desde então, mais 22 países aderiram à UE, incluindo uma expansão histórica em 2004, que marcou a reunificação da Europa após décadas de divisão. Este ano celebra- se o 20º aniversário dessa ampliação que, em 1º de maio de 2004, adicionou 10 novos países à União Europeia: Chipre e Malta aderiram à UE juntamente com 8 países da Europa Central e Oriental – República Checa, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Polônia, Eslováquia e Eslovênia – acabando finalmente com a divisão da Europa após a Segunda Guerra Mundial.
GASTRONOMIA
O Festival Cultural Europeu foi uma oportunidade para experimentar novos sabores. A estrutura do evento contará com uma praça de alimentação, que terá diversos estandes e food trucks de gastronomia relacionados à cultura gastronômica europeia. Além disso, 20 países-membros da EUNIC vão apresentar a cultura de seus países na área dos pilotis, com uma variedade de itens disponíveis para o público, que incluem sorteios, brindes e artigos à venda.
Ainda dentro da agenda gastronômica, o chef Valerio Centonze e a Embaixada da Itália vão ministrar duas oficinas focadas na história e cultura relacionadas à gastronomia típica italiana, às 12h30 e 16h30, respectivamente. Os participantes vão aprender as técnicas tradicionais para preparar massa fresca e as harmonizações com os melhores molhos, além de descobrir como a imigração italiana enriqueceu a culinária brasileira.
MÚSICA E DANÇA
No palco principal, também na área dos pilotis houve a performance de dança teatro com elementos de leitura sobre Franz Kafka, atividade desenvolvida de forma inédita para a exposição KOMPLETT KAFKA, realizada pelo dramaturgo, ator e cantor austríaco Markus Jastraunig, juntamente comcom a dançarina e coreógrafa brasileira Carla Almeida, ambos residentes em Curitiba.
Também se apresentou o grupo Capricho Espanhol apresentar a dança flamenca, ícone da cultura espanhola e muito presente na Andaluzia, ao sul da Espanha. Com influência árabe, judaica e cigana, o flamenco está presente na identidade do povo andaluz. O espetáculo contará com a participação de Lucas Trigueiro (violão), Patrizia Veloso (percussão), Mayra Dourado (cante) e no baile, Patricia Weingrill e Vanessa Luchtemberg. Juntos, eles levarão ao público a energia apaixonante e a riqueza cultural dessa expressão artística.
Em seguida, foi a vez do premiado Coral Cantus Firmus traz um repertório europeu para o evento, unindo o coro infantil e o coro adulto. O coral independente foi criado em Brasília, em 1992, pela maestrina Isabela Sekeff e figura como um dos melhores corais da capital do Brasil. Conta com cerca de 45 integrantes e com o apoio da professora de técnica vocal Ariadna Moreira e do pianista Elaine Milazzo.
Sempre presente na Semana da Europa, a cantora Georgia W. Alô sobe ao palco com um repertório de artistas europeus como Beatles, Adele, Amy Winehouse, Joy Denalane, entre outros, além de canções de sua autoria. Reconhecida pela sua extensão vocal privilegiada, tendo nas interpretações fortes e improvisações a sua marca, Geórgia W. Alô será acompanhada por Alex Alves nos teclados, Sandro Jadão no baixo e Misael Barros na bateria.
Para encerrar a programação do palco principal, o Grupo Ílios de danças tradicionais gregas e seus seis integrantes vão apresentar uma dança tradicional chamada Hassápiko, que ficou conhecida mundialmente pelo filme “Zorba, o grego”.
PROGRAMAÇÃO INFANTIL
Acontadora de histórias Daniela Garcia, do Goethe Zentrum-Brasília, transportou crianças e adultos (a atividade não tem restrição de idade) para o livro "Der neue Fussball", onde personagens fascinantes e aventuras emocionantes os aguardam para explorarem o mundo vibrante do futebol. A obra não é apenas sobre o esporte em si, mas também sobre valores como trabalho em equipe, amizade e superação de desafios. Em seguida, a história de “El Rey del bosque”, de Margarita del Mazo y Rocío Martinez, será contada por Daiane Reis, professora de espanhol para crianças, contadora de histórias e autora de obras infantis no idioma. Em um lindo bosque, os habitantes viviam sem horários e faziam o que tinham vontade. De repente, as coisas começam a mudar quando aparece um urso empenhado em organizar tudo. Ele conseguirá? O que vai acontecer com o bosque? Para terminar, haverá uma divertida oficina com material reciclado, para explorar a história e