Agência Senado
Os quatro painéis do evento abordaram os temas: legislação brasileira; lembrança e memória; mídia e democracia; e discurso do ódio e suas narrativa.
O Senado Federal hospedou o seminário “Discurso de Ódio e a Banalização do Holocausto”, nesta quarta-feira (23). Organizado pela Confederação Israelita do Brasil (Conib), com apoio do Congresso Nacional, o evento foi realizado no Auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados.
“Nesta quadra histórica do Brasil, o combate aos discursos de ódio e à banalização do mal é uma responsabilidade que se impõe a toda a sociedade e também ao Parlamento, para que estejamos unidos e vigilantes” disse o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, que abriu os trabalhos.
Em sua fala, Pacheco citou o livro Eichmann em Jerusalém — um relato sobre a banalidade do mal, da filósofa Hannah Arendt, para ressaltar a importância de “estamos sempre vigilantes, para que coisas como as que aconteceram naquele momento não se repitam”. O livro descreve o julgamento do criminoso de guerra nazista Adolf Eichmann.
A programação também contou com o painel “A memória, a marca e o legado do Holocausto para a humanidade”, que teve as participações do presidente do Museu Yad Vashem, em Israel, Dany Dayan; do embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms; do coordenador-geral do Museu do Holocausto, em Curitiba, Carlos Reiss; da diretora do Memorial às Vítimas do Holocausto, no Rio de Janeiro, Sofia Débora Levy; e da coordenadora educacional do Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto, em São Paulo, Sarita Mucinic Saruê.
Os quatro painéis abordaram os temas: legislação brasileira; lembrança e memória; mídia e democracia; e discurso do ódio e suas narrativas. O evento contou com a participação do presidente da Conib, Claudio Lottenberg; do ministro do Superior Tribunal de Justiça Joel Ilan Paciornik; do embaixador Sidney Leon Romeiro, representando o Itamaraty.
Também participaram o primeiro-secretário da Embaixada de Israel, David Atar; o presidente do Conselho Consultivo da Conib, Fernando Lottenberg; o deputado federal David Soares (União-SP), membro do Grupo Parlamentar Brasil-Israel; e o advogado criminalista Alberto Zacharias Toron, representante da Ordem dos Advogados do Brasil, entre outras autoridades e especialistas no tema.
Assista a íntegra do evento no link abaixo