A data foi lembrada em evento promovido pela Associação Internacional de Polícia em nível global, no Brasil representado pela sua Seção a IPA Brasil.
O dia 22 de abril é o Dia da Terra e, em comemoração à data, a International Police Association – IPA, desenvolveu o projeto denominado: “IPA Green”, o qual foi lançado por um evento global para promover o “PLANT a TREE-GREEN IPA”, em que suas Seções Nacionais efetivassem o Plantio diante de comunidades locais, escolas/faculdades e demais locais a nível mundial, integrando ao mesmo tempo, os policiais, suas famílias, e amigos, para juntos participarem do plantio de árvores.
Em Brasília, no dia 20, a Seção Brasileira da Associação Internacional de Polícia, organizou um evento durante o qual se plantou mudas de árvores na superquadra modelo 308/108 Sul, onde funciona a sede nacional da Associação.
A ação foi realizada nos 42 países membros da IPA. O objetivo da campanha comemorativa ao Dia da Terra, foi que todos os membros da IPA ao redor do mundo plantem pelo menos uma árvore em suas regiões. A ideia principal é ter a máxima participação do público no espírito de parceria público-polícia, criando assim fortes ligações essenciais para o policiamento comunitário. O evento internacional foi apelidado de “Plante uma árvore!”.
A International Police Association (Associação Internacional de Polícia) foi criada em 1950 com o objetivo de ajuda mútua entre os Policiais do mundo, mediante do seu princípio basilar, manifesto através do idioma Esperanto: “Servo Per Amikeco” (Serviço Através da Amizade). O Brasil se integrou na IPA em 1962, diante da convenção de Genebra acontecida no mês de maio deste ano. Hoje, possui as duas regionais instaladas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal (DF). Sua sede nacional encontra-se instalada na capital do país, Brasília-DF, na quadra modelo, 108/308 Sul, no primeiro prédio de alvenaria construído em 1958, para atender o sistema policial da Capital.
“Os policiais brasileiros, no contexto da IPA, são destaques em centros de excelência na Europa. “A IPA Brasil é considerada uma das dez mais ativas do mundo, de acordo com o último congresso ocorrido na Grécia, em setembro de 2023”, diz Joel Zarpellon Mazo, presidente da associação no Brasil.
“Contribuir para combater as alterações climáticas; trabalhar para criar um mundo mais seguro e sustentável para todos; envolver interessados para colaborar em objetivos mútuos, além de educar nossos membros sobre a importância da sustentabilidade ambiental são um de nossos objetivos” explica Mazo.
O presidente da associação afirma, com orgulho, que a IPA está integrada a vários organismos internacionais, e possuidora de cadeiras consultivas na ONU (Organização das Nações Unidas), na OEA (Organização dos Estados Americanos), Conselho Europeu, Unesco e Europol, sendo considerada a maior associação policial do mundo, com 75 países filiados e com mais de meio milhão de membros.
A Seção Brasileira da IPA desenvolve inúmeros projetos sociais, dentre esses o Projeto Amazônia Verde, além do projeto “Afinando Vidas”, que vem atender crianças entre 8 e 15 anos, no ensino da música erudita em horários de risco, com parceria com a Ordem dos Músicos do Brasil, dentre outros doações de bolsas de estudo em escolas privadas e ações integradas com a Academia Mirim do Corpo de Bombeiros, Clube dos Desbravadores e Escoteiros do Brasil, e projeto tecnológico IPA Games Digital, apoio a MALA do LIVRO, além de outros que se configuram dentro da problemática social nacional.
O evento contou com a presença de autoridades em nível nacional e internacional, a exemplo da presença do embaixador da paz no Brasil, Dr. Carlos Cruz, momento em que foi lavrado uma parceria entre ambas instituições. A representante da Embaixada Americana também esteve presente na solenidade, a Dra. Flavia Almeida.