O embaixador das Filipinas Mario F. Chan apresentou, na terça-feira (07), no Palácio do Itamaraty, uma cópia aberta de suas credenciais ao embaixador Fernando Simas Magalhaes, secretário-geral dos Negócios Estrangeiros do Ministério das Relações Externas (MRE). A apresentação foi acompanhada pela Ministra Leilani S. Feliciano, que tinha servido como antigo Charge d’ Affaires (Encarregada de Negócios) interina da Embaixada Filipina.
Antes da apresentação da cópia aberta das credenciais, o embaixador Chan foi recebido pelo Chefe de Cerimonial, Ministro Alan Coelho De Sellos, que o informou sobre as regras do Governo brasileiro relativas aos recém-chegados embaixador designados e designados as possíveis datas para a Apresentação de Credenciais do abaixo-assinado ao presidente brasileiro Jair Bolsonaro. Ministro De Sellos informou que o calendário da cerimônia de Apresentação de Credenciais será confirmado oportunamente.
Depois, o embaixador Chan, acompanhado pelo Chefe do Protocolo, Ministro De Sellos e pelo Ministro Feliciano, seguiu para o Gabinete do Secretário-Geral Magalhaes onde foi calorosamente recebido pela Embaixadora Marcia Donner Abreu, Secretária Bilateral Negociações para a Ásia, o Pacífico e a Rússia, MRE, que também serviu como chefe da a delegação brasileira durante a recentemente concluída 5a Reunião do Mecanismo Consultivo Bilateral Filipinas-Brasil (BCM) realizada no último dia 13 de setembro de 2021 por videoconferência. Eles tiveram uma breve conversa durante a qual foram trocadas as cortesias.
O secretário-geral do MRE, Magalhaes, deu as boas-vindas ao abaixo-assinado e a apresentação da cópia aberta das credenciais foi realizada formalmente onde ambos posaram para fotos oficiais. Todos foram então colocados na sala do Gabinete do Secretário-Geral para a reunião. A reunião contou com a presença do abaixo assinado, secretário-geral dos Negócios Estrangeiros Magalhaes, embaixador Donner Abreu, ministro De Sellos, ministro Feliciano e um assistente do embaixador Magalhaes.
Durante o encontro entre o embaixador Mario Chan e o secretário-geral Magalhaes, ele discutiram assuntos de interesse mútuo para o reforço das relações bilaterais entre as Filipinas e o Brasil.