A embaixada americana anunciou oficialmente hoje (29) a chegada do novo chefe de missão, o diplomata Todd C. Chapman. “É um grande privilégio retornar ao Brasil e servir como embaixador dos Estados Unidos da América no país e liderar o importante trabalho da embaixada e dos nossos consulados”, declarou em sua chegada.
Segundo Chapman, os Estados Unidos estão comprometidos em seguir uma agenda ampla com o Brasil, conforme delineado pelo presidente Trump e presidente Bolsonaro. “Meu foco imediato será ajudar o governo brasileiro, o povo brasileiro e os 260 mil norte-americanos residentes no Brasil em sua resposta à emergência de saúde causada pela COVID-19. Há muito o que fazer e estou ansioso para começar a trabalhar”, afirmou. O embaixador Chapman se reunirá virtualmente, na segunda-feira, 30 de março, com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, para apresentar suas credenciais.
Todd C. Chapman foi indicado pelo presidente Donald Trump em outubro de 2019 e confirmado pelo senado americano em fevereiro desse ano. Membro sênior do corpo diplomático dos Estados Unidos , o novo embaixador no Brasil recentemente chefiou missão na República do Equador, de 2016 a 2019. A carreira de Chapman teve como foco a promoção do desenvolvimento econômico e parcerias nas área de segurança em várias partes do mundo