Fontes israelitas disseram que o embaixador apresentará credenciais no Ministério dos Negócios Estrangeiros, antes de se deslocar à residência oficial do Presidente israelita, Reuven Rivlin, segundo a agência noticiosa espanhola EFE. Al Khaja tem prevista uma reunião de trabalho com o Presidente, ao lado do qual fará um discurso a ser transmitido pela televisão.
Media locais indicam que o novo embaixador vai reunir-se na terça-feira com o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, e participará no processo de procura de locais para instalar a nova embaixada, que deverá ser inaugurada em abril.
A abertura da embaixada dos Emirados, que como a grande maioria das representações diplomáticas em Israel se localizará em Telavive, segue-se à de uma embaixada israelita temporária em Abu Dhabi no passado dia 24 de janeiro e de um consulado em Dubai dois dias depois.
Israel e os Emirados Árabes Unidos estabeleceram relações diplomáticas em setembro de 2020, no âmbito dos Acordos de Abraão, mediados pela administração do ex-presidente norte-americano, Donald Trump, e que também incluíram o Bahrein. O reconhecimento de Israel por parte destes países árabes do Golfo foi visto como uma traição pelos palestinianos.