Por Samanta Sallum / Correio Braziliense
Junto com o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, o novo embaixador da Argentina no Brasil, Guillermo Daniel Raimondi, participou de seu primeiro encontro com representantes do setor produtivo do Distrito Federal. Uma rodada de negócios com foco em alimentos e bebidas realizada na embaixada, com apoio da Federação do Comércio da capital, reuniu fornecedores argentinos e cerca de 50 empresas brasilienses interessadas em importar produtos portenhos. O encontro contou com a participação do ministro chefe da Chancelaria argentina, Pablo de Angelis, do chefe do Departamento Econômico e Comercial da Embaixada, Patrício Violini, e do presidente do Sindisuper-DF, Jair Prediger.
“As relações do Brasil com a Argentina são centrais. O Brasil é nosso parceiro especial e privilegiado”, ressaltou. Raimondi elogiou o esforço conjunto entre o setor privado e o setor público para gerar oportunidades de negócios e encontros que resultem em benefícios para ambos os países. “A quantidade de reuniões e de contatos que se têm gerado é realmente notável”, disse se referindo ao balanço do evento com empresários de Brasília.
Aparecido deu as boas-vindas ao novo embaixador e reafirmou que a Argentina é a principal parceira do Brasil no Mercosul. Lembrou da reativação de forma conjunta, em 2022, da Câmara de Comércio Argentino-Brasileira do Distrito Federal.
“Desde então, foram realizadas três rodadas de negócios e uma missão para a capital portenha com empresários brasilienses, sempre com muito diálogo e parceria entre os dois lados”, frisou.