• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
sábado, 10 maio , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Categorias Mundo

Noruega, país sem desigualdade social e com criminalidade zero

12 de agosto de 2017
em Mundo
Tempo de Leitura: 3 mins
0

O que faz da Noruega uma referência mundial em qualidade de vida? Riquezas naturais? Desenvolvimento? O povo?

Em várias pesquisas, a Noruega é apontada como um dos melhores lugares do mundo para se viver. E é com muito trabalho e a descoberta de uma riqueza incalculável em petróleo e gás que o país tem construído essa fama invejável.

No ranking mundial da felicidade, está entre os cinco mais felizes. E de acordo com dados de desenvolvimento humano da ONU, que medem a qualidade de vida de uma nação, o país tão moderno tem ficado em primeiríssimo lugar, nos últimos doze anos.

Tanto na cidade quanto no campo, o estilo de vida norueguês é confortável, porém simples, sem ostentação. O custo de vida é altíssimo, mas a Noruega é uma das nações mais igualitárias do planeta. Quase não existe diferença entre os maiores e os menores salários.

A produção de uma família que tem uma pequena propriedade rural na região, fica exposta em uma loja sem ninguém para atender. Quando chega gente, é só escolher o produto e se realmente vai comprar, tem um telefone à disposição. É só chamar. Tudo tão tranquilo, tão honesto, que as pessoas deixam os produtos à vontade, para quem quiser escolher.

Assim que atende a ligação, dona Othild sai da casa dela, nos fundos da propriedade, e vai até a loja encontrar o cliente. No local ela vende as especialidades da casa: iogurte e queijos orgânicos.

A equipe do Globo Repórter segue a dona da fazenda até o estábulo onde estão as vacas leiteiras. Aos 58 anos, dona Othild é incansável e não para um minuto. A rotina é pesada, mas ela diz que para descansar basta olhar ao redor. “Eu cresci na cidade. É bom, mas eu gosto daqui. Tenho espaço, ar fresco e pouco barulho… é muito melhor.

Noruega continua atraindo imigrantes, mas nem todos conseguem um lugar ao sol. A prosperidade da Noruega tem atraído gente que vem de longe. É uma mão de obra necessária, mas que tem incomodado os mais conservadores. A intolerância pela chegada de levas de imigrantes estrangeiros foi o principal motivo do pior atentado da história da Noruega. Em julho de 2011, um homem fortemente armado explodiu uma bomba no centro de Oslo matando oito pessoas.

Depois, veio aqui para a ilha, Utoya, onde havia um acampamento da juventude do partido trabalhista norueguês que apoia a imigração. Anders Breivik abriu fogo contra o grupo matando cerca de 70 adolescentes e ferindo dezenas deles.Passados cinco anos do atentado, imigrantes continuam chegando, mas nem todos conseguem um lugar ao sol.

A Noruega é uma monarquia parlamentarista com cinco milhões de habitantes. O PIB per capita é um dos maiores do mundo – dez vezes o nosso. O governo controla várias empresas e investe pesado no chamado estado de bem-estar social. São serviços públicos de qualidade e muitos benefícios. Tudo à custa de impostos altos e da exploração do petróleo farto, descoberto no oceano. O que o governo lucrou neste setor foi aplicado num fundo soberano. É o maior do mundo e acumula quase 900 bilhões de dólares. Dinheiro para garantir o futuro das próximas gerações, quando o petróleo acabar.

Fonte:  Globo

Notícia Anterior

Constituinte chavista antecipa eleições regionais na Venezuela

Próxima Notícia

Embaixadas do Brasil têm planos em caso de guerra com Coreia do Norte

Notícias Relacionadas

Mundo

Cazaquistão busca relações amistosas com países vizinhos

25 de abril de 2025
Mundo

Países do Brics aprovam Declaração Conjunta com foco em segurança alimentar

20 de abril de 2025
Mundo

Equador realiza eleições neste domingo

12 de abril de 2025
Próxima Notícia
North Korean leader Kim Jong Un speaks at the KPA's (Korean People's Army) 7th military education convention, which was held on November 3 and 4, in this undated photo released by North Korea's Korean Central News Agency (KCNA) in Pyongyang November 5, 2015. REUTERS/KCNA ATTENTION EDITORS - THIS PICTURE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY. REUTERS IS UNABLE TO INDEPENDENTLY VERIFY THE AUTHENTICITY, CONTENT, LOCATION OR DATE OF THIS IMAGE. FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. THIS PICTURE IS DISTRIBUTED EXACTLY AS RECEIVED BY REUTERS, AS A SERVICE TO CLIENTS. NO THIRD PARTY SALES. SOUTH KOREA OUT. NO COMMERCIAL OR EDITORIAL SALES IN SOUTH KOREA - RTX1UWJ6

Embaixadas do Brasil têm planos em caso de guerra com Coreia do Norte

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In