A Noruega bateu a Dinamarca como o “país mais feliz do mundo” na edição 2017 de um relatório oficial divulgado nesta segunda-feira (20) pela ONU. O Brasil chega na 22ª posição, e a França em 31ª. No ano passado, o país tinha chegado em quarto lugar, mas neste ano desbancou, além da Dinamarca, a Islândia e a Suíça.
O ranking da ONU, chamado de “World Happiness Report”, busca integrar o bem-estar nas estatísticas públicas. A primeira-ministra norueguesa, Erna Solberg, reagiu discretamente, dizendo que era uma “bela novidade para uma segunda de manhã”.
“Mesmo estando no topo do ranking, continuamos dando prioridade ao tratamento de doentes mentais e ao acompanhamento de crianças e jovens, porque muitos ainda estão em dificuldade”, disse.
Generosidade e honestidade – O documento leva em conta diferentes critérios para qualificar o bem-estar de uma população, além dos indicadores econômicos. Entre eles estão a generosidade, a honestidade, a saúde, o salário e a boa governança.
A Noruega é seguida, na ordem, pela Dinamarca, Islândia, Suíça, Finlândia, Holanda, Canadá, Nova Zelândia, Austrália e Suécia.