Uma grande festa com gastronomia, artesanato, e dança típica nigeriana marcaram a celebração da independência da Nigéria, dia 19, na sede da embaixada daquele país. O embaixador Muhammad Ahmed Makarfi destacou a importância das relações bilaterais com o Brasil. O diplomata citou, em seu discurso, as visitas entre autoridades de alto escalão de ambos os países ao longo dos 62 anos de amizade e reafirmou o compromisso em fortalecer os laços com o Brasil.
O diplomata informou que “mesmo muito afetado pela pandemia da covid, o PIB da Nigéria tem crescido significativamente, assim como as relações comerciais de meu país com a América do Sul”. De acordo com Makarfi, em 2022, o PIB nigeriano alcançou 45 trilhões, com uma taxa de crescimento de 3.54%, tendo o setor agropecuário como principal contribuinte com 23,2%.
O embaixador também lembrou que as eleições presidenciais de seu país acontecem em fevereiro do próximo ano, onde serão escolhidos o novo presidente e seu vice. No mesmo período, serão também eleitos os candidatos para a Câmara e Senado local.
A Nigéria comemora 62 anos de independência, no dia 1º de outubro, data em que a nação se tornou independente do Reino Unido, havendo comemorações acontecem por todo o mundo nas embaixadas e consulados do país africano. A economia nigeriana é uma das maiores do continente pela exportação de petróleo.
A embaixadora Ana Paula Simões Silva, diretora do Departamento de África do Ministério das Relações Exteriores destacou também, em sua fala, os fortes laços de amizade entre os dois países desde o estabelecimento das relações diplomáticas em 1960. “Brasil e Nigéria compartilham fortes vínculos culturais resultantes de nossa história comum. A Nigéria é um país que moldou a identidade brasileira por meio da música, língua, costumes e etnicidade”, completou a diplomata.