“Desde essa mudança política transformadora de sete anos atrás, o Nepal está no caminho de institucionalizar as conquistas políticas alcançadas com muito esforço. A Constituição garante direitos fundamentais, justiça e inclusão, e o Governo continua empenhado em defender estes princípios”, discursou o novo embaixador do país, durante a comemoração da data nacional. O evento aconteceu na noite de quinta-feira (22), no Porto Vittoria, no Setor de Clubes Sul, em Brasília.
Nirmal Raj Kafle lembrou que em 2015, o Nepal promulgou uma nova Constituição adotada por uma Assembleia democraticamente eleita, que simboliza a conclusão do processo após o conflito de uma década, representando esperança para a paz, estabilidade, progresso e prosperidade.
O embaixador destacou que o Nepal está no caminho para sair do status de País Menos Desenvolvido (LDC) até 2026 e que, apesar dos desafios enfrentados pelo país asiático, a economia local permanece estável, com bons prospectos nos setores de investimento e comércio.
Nirmal Raj Kafle convidou brasileiros amigáveis de todas as esferas da vida, incluindo o setor privado, para visitar o Nepal. O diplomata citou entre as vantagens o clima favorável aos negócios caracterizado pela estabilidade, as medidas legais e institucionais e os incentivos competitivos. Ele ressaltou a necessidade de capitalizar as oportunidades existentes para consolidar e ampliar ainda mais os laços bilaterais. “Temos uma relação com o Brasil marcada por cordialidade, amizade e cooperação. Já fizemos parcerias nas áreas de energia renovável, agricultura e turismo”, ressaltou Nirmal Raj Kafle.
O ministro Roberto Goidanich, diretor do Departamento de Índia, Sul e Sudeste da Ásia, falou sobre a Constituição do Nepal adotada em setembro de 2015 que sancionou a política republicana, democrática e federal. O diplomata finalizou ressaltando as boas relações entre Brasil e Nepal, assim como prospectos de parcerias futuras.
Fotos: Cidália Varela