Em plataformas digitais, evento ocorre como resposta ao momento de enfrentamento à pandemia e apresenta novos títulos e uma seleção especial da Mostra nos últimos 15 anos. Iniciativa tem realização do ICArabe, com correalização do Sesc-SP e patrocínio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. Além da exibição de filmes serão promovidos encontros online com diretores e convidados especiais para interação com o público.
O Instituto da Cultura Árabe – ICArabe, com correalização do Sesc-SP – Serviço Social do Comércio-CineSesc e com patrocínio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, promoverá, de 28 de agosto a 21 de setembro, a Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa. Realizado em plataforma digital (www.mundoarabe2020.icarabe.org de 28 de agosto a 13 de setembro, disponível para acesso ao público para inscrições a partir de 21 de agosto) e também online no Sesc (https://sesc.digital/home, de 31 de agosto a 21 de setembro, às segundas-feiras), o evento ocorrerá como resposta ao momento de enfrentamento à pandemia de covid-19. Além dos cinco filmes inéditos no Brasil (veja programação abaixo, um deles, “1982”, exclusivamente na programação do Sesc-SP), apresentará uma seleção especial da Mostra, que nos últimos 15 anos projetou-se no país e cenário internacional e integrou-se ao calendário cultural da cidade de São Paulo.
A Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa foi idealizada como resposta ao alastro da pandemia, por meio de uma reflexão que envolve as relações afetivo-familiares do espectador com o cenário, onde estão situados personagens eloquentes, muitas vezes em conflito consigo mesmos, tendo como pano de fundo o status quo político e social da região.
Sobre destaques da programação, como o documentário inédito “Gaza”, que abrirá esta edição, o diretor cultural do ICArabe, Arthur Jafet, comenta: “Em termos de forma, o cinema documentário – ou não ficção – é onde se encontra a experimentação mais ousada e imaginativa. Filmes documentários foram exibidos em locais incomuns, acessíveis por iniciativas independentes da sociedade civil, e ativistas também realizaram exibições e discussões com cineastas que foram vívidas e memoráveis”.
Além da programação de filmes, a Mostra realizará encontros online com participações de diretores e convidados especiais.
A abertura será realizada dia 28 de agosto, às 18h, seguida pela exibição do documentário “Gaza” (foto principal acima), dos diretores Garry Keane e Andrew Mcconnell (trailer: https://www.youtube.com/watch?v=d2yxqkbG23U).
Após a abertura, todos os filmes ficarão disponíveis na plataforma da Mostra e podem ser assistidos pelos usuários cadastrados em quaisquer dias e horários, entre 29 de agosto e 13 de setembro. Na plataforma do Sesc as exibições ocorrerão às segundas-feiras: 31 de agosto, 7, 14 e 21 de setembro.
Sobre o ICArabe
O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.
PROGRAMAÇÃO
Eventos da Mostra (no Zoom e no canal do Youtube do ICArabe):
28 de agosto, às 17h55
Abertura da Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa
Abertura com Mohamed Habib, presidente do ICArabe;
Rubens Hannun, presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira
Danilo Miranda, diretor do Departamento Regional do Sesc São Paulo
Soraya Smaili, idealizadora da Mostra
Silvia Antibas, diretora Cultural da Câmara Árabe
Arthur Jafet, diretor cultural do ICArabe
*Exibição do filme “Gaza”* na plataforma da Mostra
3 de setembro, às 17h
Bate-papo online
Soudade Kaadan, cineasta síria do filme “The Day I lost my Shadow”
Esther Império Hamburger, professora de história do cinema e do audiovisual/ ECA-USP
Flávia Guerra, curadora e crítica de cinema (mediadora e comentarista);
4 de setembro, às 16h
Bate-papo online
Eric Motjer, o cineasta catalão de Beirut – La Vie en Rose
Roberto Khatlab/historiador/USEK-Líbano
Salem Nasser/professor de Direito Internacional-FGV-SP
Natália Calfat/USP, cientista social (mediadora e comentarista);
Eduardo Mossri, ator de “Cartas Libanesas” e “Órfãos da Terra” (mediador e comentarista)
11 de setembro, às 17h
Bate-papo online
Garry Keane, cineasta irlandês do filme “Gaza”
Arlene Clemesha/USP, historiadora
Diogo Bercito, jornalista, autor do blog Orientalíssimo (mediador e comentarista)
FILMES
Plataforma digital da Mostra www.mundoarabe2020.icarabe.org
(28 de agosto a 13 de setembro)