A Mostra conta com dois documentários em longa-metragem árabes, do Marrocos e do Egito, além de um curta de ficção egípcio.
São Paulo – Entre os dias 12 e 22 de março acontece a edição especial da Mostra de Cinemas Africanos junto ao Cineclube Mário Gusmão, projeto de extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A programação inclui a exibição de sete documentários em longa-metragem e 14 curtas de ficção, muitos inéditos no Brasil, todos legendados em português e disponíveis apenas em território brasileiro.
Entre os títulos, três são árabes, sendo dois longas – Um Lugar sob o Sol (Marrocos, 2019, 75 min) e Vamos Conversar (Egito, 2019, 95 min) – e um curta de ficção, Ward e a Festa da Henna (Egito, 2020, 23 min), na foto acima.
A exibição dos filmes acontece de forma online e gratuita, em parceria com a Spcine Play, plataforma pública de streaming. Os filmes de longa-metragem ficam disponíveis por 72 horas após sua data de estreia e têm limite de visualizações específicas para cada título.
Já os curtas ficam disponíveis a partir da data de estreia até o fim da Mostra e sem limite de visualizações. A curadoria de longas é assinada por Ana Camila Esteves e Beatriz Leal Riesco, idealizadoras da Mostra de Cinema Africanos.
“O recorte curatorial de toda a Mostra atende à demanda por promover o contato com as estéticas e narrativas presentes na cinematografia africana contemporânea, ainda pouco conhecida pelo público brasileiro”, destacou em nota Ana Camila Esteves. Além dos filmes, a programação conta com comentários de especialistas nos três programas de curtas, uma mesa redonda sobre o documentário nos cinemas africanos contemporâneos e a produção de um catálogo com apresentações dos filmes e textos de convidados.
Longas
Os longas selecionados são inéditos no Brasil, têm foco no cinema africano contemporâneo e foram produzidos em países como Quênia, Marrocos, Gana, Egito, Etiópia e República Democrática do Congo. Os documentários giram em torno da ideia de ativismos africanos e traçam um breve panorama das formas contemporâneas de luta e resistência em diversos territórios do continente.
Em “Vamos Conversar”, a diretora Marianne Khoury explora junto com sua filha quatro gerações da sua família e reflete sobre como é ser mulher nesse micro espaço da sociedade egípcia contemporânea. De Alexandria ao Cairo, passando por Paris e Havana, mãe e filha fazem uma viagem pessoal, tanto visceral quanto visual, enquanto questionam suas emoções e destinos em uma narrativa íntima.
“Um Lugar sob o Sol“, de Karim Aitouna, joga luz sobre os vendedores ambulantes no Marrocos, apresentando de forma sutil e sugestiva suas existências complexas e suas relações familiares, a dureza da vida na rua e o impacto do progresso em grandes cidades sobre esta parcela da população.
Curtas
Os filmes que compõem a programação de curtas são todos de ficção e quatro são inéditos no Brasil: “Ward e a Festa da Henna” (Egito), “Tab” (África do Sul), “Encrenqueiro” (Nigéria) e “Boa Noite” (Gana) – este último integra a shortlist para indicação ao Oscar 2021.
Os 14 curtas-metragens estão organizados em três programas que ficam disponíveis até o final da Mostra de Cinemas Africanos. Cada programa estará disponível na plataforma da Spcine Play às 19 horas do seu dia de estreia. A curadoria dos curtas é assinada por Jamille Cazumbá, Ema Ribeiro e Álex Antônio, todos integrantes do Cineclube Mário Gusmão, e é resultado de um processo prático de formação em curadoria no âmbito do projeto.
Ward e a Festa da Henna, de Morad Mostafa, conta a história de Halima, uma pintora de henna sudanesa, vai até a casa de uma jovem noiva egípcia para prepará-la antes de seu casamento, com sua filha de sete anos “Ward”, que perambula para conhecer o lugar. Sob o olhar de Ward, o encontro entre as duas mulheres evolui da cumplicidade a tensões surgidas subitamente.
Veja a programação completa no site da Mostra.
Como assistir
Para assistir aos filmes é preciso entrar no site SPcine Play e fazer um rápido cadastro na plataforma parceira Looke. Em seguida, é só clicar na aba do site referente à Mostra de Cinemas Africanos e escolher o título desejado.
Esta edição especial da Mostra de Cinemas Africanos tem realização da Ana Camila Comunicação e Cultura e Cineclube Mário Gusmão, com parceria da Spcine Play. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Programação de filmes árabes
Dia 16, terça: Um Lugar sob o Sol (Marrocos)
Dia 17, quarta: Programa de curtas 3: Corpo-território: transversalizando os espaços. Filmes: Ethereality (Ruanda), Ward e a Festa da Henna (Egito), O Azul Branco Vermelho do meu Cabelo (França), Gagarine (França).
Dia 21, domingo: Vamos Conversar (Egito)
Serviço
Mostra de Cinemas Africanos
De 12 a 22 de março de 2021
Spcine Play
Online e gratuito
Mais informações: mostradecinemasafricanos.com
Instagram: @mostradecinemasafricanos
Facebook: /mostradecinemasafricanos