“A vida secreta dos objetos” foi aberta na sede da embaixada mexicana
A Embaixada do México no Brasil promoveu, nesta terça-feira (10), a abertura da exposição “A vida secreta dos objetos”, da renomada artista e curadora brasileira Nina Coimbra, em colaboração com o fotógrafo Gabriel Pinheiro. Serpentes, jaguares e conchas são alguns dos símbolos que Nina Coimbra usa para homenagear as raízes pré-colombianas dos nossos povos nas suas peças.
As fotografias, feitas em colaboração com Gabriel Pinheiro, procuram criar um diálogo com o realismo fantástico. Os períodos que Nina passou em Chiapas, Estado do México e Oaxaca constituíram uma inspiração para peças, montagens e fotografias que agora poderão ser apreciadas pelo público em geral.
O evento teve como anfitriã a embaixadora do México, Laura Esquivel. “Transformar um pedaço de barro em uma obra de arte é um ato de poesia”, afirmou a diplomata sobre o trabalho da artista. Nina Coimbra fez questão de ressaltar a ligação do México com sua arte: “Fui ao país quatro vezes e, desde então, meu mundo explodiu de som e cores”.
A mostra, que contém instalações, peças em barro e pinturas em fotografias imprensas em canvas, está aberta à visitação na própria Embaixada do México, no Setor de Embaixadas Sul, no Espaço Cultural Alfonso Reys. A exposição estará aberta durante todo o mês de setembro comemora o 214o aniversário da Independência do México e o 190o aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre México e Brasil.
Fotos: Marilza do Espírito Santo e Embaixada do México