Leia a íntegra da declaração do Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, sobre agravamento sistêmico da situação de segurança pela Rússia.
A Ucrânia e parceiros do nosso Estado registram que a Rússia agrava sistematicamente a situação de segurança nas regiões de Donetsk, Luhansk e na Crimeia, recusando a reafirmar seu compromisso ao cessar-fogo. A escalada atual por parte da Rússia é sistêmica e a maior dos últimos anos. As ações da Rússia levaram a situação a um beco sem saída. A única saída é a diplomacia. Moscou deve parar a escalada das tensões militares, reafirmar imediatamente e incondicionalmente seu compromisso com os meios político-diplomáticos de resolução do conflito e se comprometer novamente com o cessar-fogo.
A Ucrânia, juntamente com a Alemanha e a França, como mediadores das negociações da Normandia, faz todo o possível que a Rússia retome de forma construtiva as negociações. Nossos parceiros, incluindo EUA, Canadá, Reino Unido e OTAN, também apoiam o envolvimento contínuo da Rússia nas negociações. Qualquer que seja a desinformação que a Rússia possa vir a divulgar, gostaria de assegurar que a Ucrânia prioriza os meios político-diplomáticos de resolução do conflito, porque a paz e a vida humana são valores fundamentais para o Estado ucraniano.