• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
segunda-feira, 12 maio , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Categorias Eventos

Ministro Suíço faz visita oficial ao Brasil com a missão de fortalecer as relações comerciais e econômicas

8 de julho de 2023
em Eventos
Tempo de Leitura: 7 mins
0

Guy Parmelin participa de reuniões em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, quando também anuncia doações para o Fundo Amazônico. O ministro esteve acompanhado do embaixador da Suíça Pietro Lazzeri.

O Ministro de assuntos Econômicos, Educação e Pesquisa, Conselheiro Federal da Suíça, Guy Parmelin,

O Ministro de assuntos Econômicos, Educação e Pesquisa, Conselheiro Federal da Suíça, Guy Parmelin, esteve em missão econômica, científica e de inovação ao Brasil. De 4 a 8 de julho de 2023, ele participou de eventos, reuniões e assinaturas de acordos. O país europeu está entre os 10 maiores investidores no Brasil, com 660 empresas suíças instaladas no país. A expectativa é que haja uma maior aproximação a partir da visita da missão oficial.

Acompanhado das Secretárias de Estado da Secretaria de Estado de Assuntos Econômicos (SECO) e da Secretaria de Estado de Educação, Pesquisa e Inovação (SERI), além de uma extensa delegação, Parmelin reuniu-se com autoridades em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

Durante a visita, Guy Parmelin esteve com o Vice-Presidente do Brasil e Ministro do Desenvolvimento, da Industria, do Comércio e Serviços Geraldo Alckmin, além de vários ministros e governadores, e participou da assinatura de um total de três memorandos de entendimento (MoUs) entre as partes presentes.

A missão oficial teve como foco o fortalecimento das relações comerciais e econômicas, a participação da Suíça em grandes projetos de infraestrutura, o acordo de livre comércio entre a EFTA e o Mercosul e a cooperação nas áreas de educação, pesquisa e inovação. Durante a missão, o tema da sustentabilidade também foi discutido com as autoridades, bem como com o setor privado e representantes da comunidade científica.

O governador Tarcísio de Freitas e o ministro Guy Parmelin

Nos dias 4 e 5 de julho, o Conselheiro Federal Guy Parmelin esteve em São Paulo onde participou do Fórum “Infrastructure & Race to net zero São Paulo”. Ele também se reuniu com o governador do estado economicamente chave do Brasil, Tarcísio de Freitas. Durante esse intercâmbio, foram assinados MoUs sobre a expansão da cooperação no campo de negócios e inovação entre a Suíça e São Paulo e sobre a cooperação entre as agências de promoção de exportação S-GE e InvestSP.

Já nos dias 5 e 6 de julho, a delegação esteve em Brasília por ocasião do “Fórum Brasil – Suíça sobre investimento e inovação em infraestrutura e sustentabilidade”, o Conselheiro Federal trocará opiniões com o Vice-Presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços Geraldo Alckmin, o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o Ministro-chef da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa. A participação desses interlocutores de alto nível no Fórum ressaltou a grande importância das relações com a Suíça para o Brasil e o potencial de cooperação nesses setores.

.EFTA – Durante os pronunciamentos, em São Paulo, Alckmin e Parmelin citaram o acordo comercial negociado entre o Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), da qual a Suíça faz parte. Negociado desde 2017, o acordo com o grupo foi concluído em 2019, após dez rodadas de negociações. Ainda há, contudo, algumas pendências relativas a questões técnicas e, por isso, ainda não foi finalizado.

“Temos todo interesse em ampliar a abertura comercial e a possibilidade de investimentos recíprocos com a União Europeia e a EFTA. Com a União Europeia, o governo já está mais adiantado e estamos confiantes que chegaremos a bom termo. Com a EFTA, poderemos ter complementariedade econômica de investimentos que vão gerar emprego e renda”, disse Alckmin no fórum.

“O acordo Mercosul-EFTA é um instrumento-chave para reforçar ainda mais o potencial de cooperação entre nossos países”, acrescentou Guy Parmelin. De acordo com a página oficial do Mercosul, o comércio entre o bloco e os países da EFTA gira em torno de US$ 7 bilhões anuais. A delegação esteve no Rio de Janeiro onde o Conselheiro Federal Guy Parmelin abriu um painel de discussão em cooperação com o mais importante think tank de política externa do Brasil, o CEBRI, sobre economia, comércio, inovação e sustentabilidade, também com foco especial no acordo de livre comércio EFTA-Mercosul.

Segundo Parmelin, as conversas oficiais ajudarão a fortalecer as relações econômicas e comerciais e promoverão oportunidades para empresas suíças no setor de infraestrutura no Brasil. Ao mesmo tempo, os intercâmbios contribuirão a avançar no processo de conclusão do acordo. As discussões sublinharam ainda o interesse da Suíça em participar ativamente das atividades do G20 sob a presidência brasileira em 2024 e aprofundar a cooperação em educação, pesquisa e inovação. Com vistas à COP30, que será realizada no Brasil em 2025, também será discutido o potencial de cooperação nas áreas de sustentabilidade e inovação.

Comércio bilateral – Com um volume de comércio de 25 bilhões de reais em 2022, um estoque de investimentos diretos suíços de 45 bilhões de reais em 2022 e 65.000 funcionários de empresas suíças, o Brasil é de longe o mais importante parceiro econômico da Suíça na América Latina. Um acordo de dupla tributação está em vigor entre os dos países desde 2022. Em 2019, as negociações sobre o acordo de livre comércio EFTA-Mercosul foram concluídas em substância. O Brasil também é um dos seis países de foco sob o mandato do Conselho Federal de abril de 2021 para melhorar o acesso das empresas suíças a projetos de infraestrutura estrangeiros de grande escala.

“Essa iniciativa de atores suíços no Brasil ativos em diferentes setores mostra o nosso comprometimento com os objetivos de desenvolvimento sustentável e com a implementação de políticas e iniciativas em favor da inovação” – Pietro Lazzari – Embaixador da Suíça no Brasil

Prêmio – Ainda em Brasília, na sede da embaixada da Suíça, Guy Parmelin entregou o primeiro “Prêmio de Sustentabilidade e Inovação” (premiosuico.com.br) a uma empresa e uma start-up brasileiras e a uma empresa e uma start-up suíças, ativas no Brasil, que priorizam a sustentabilidade em seu modelo de negócios e, ao mesmo tempo, são inovadoras.

O Prêmio visa reconhecer e fortalecer empresas e startups brasileiras e suíças que tenham como pilar a sustentabilidade corporativa e inovação como parte de sua estratégia de negócio e cultura institucional

A sustentabilidade é uma prioridade da política exterior da Suíça e uma questão especialmente relevante no Brasil. No âmbito da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, os dois buscam o equilíbrio entre a preservação e proteção do meio ambiente e integram economias inovadoras e um crescimento inclusivo.

O Brasil representa um contexto interessante e desafiador, onde o desenvolvimento econômico e o comércio internacional estão fortemente vinculados à sustentabilidade. Ambos os países trabalham em mais de 120 iniciativas no Brasil para atingir objetivos de sustentabilidade ambiciosos, que combinam o melhor da inovação suíça e da criatividade brasileira.

As empresas brasileiras premiadas foram Ambipar e Yatoo Yatoo. Já as empresas suíças premiadas foram Hilti e Groam Tech.

Amazônia – Durante a visita da comitiva suíça, Guy Parmelin anunciou que o país passará a fazer doações para o Fundo Amazônia. Ele deu a declaração durante um fórum sobre investimentos e sustentabilidade, realizado no Itamaraty. O conselheiro não citou valores. “A partir de hoje, aprimoraremos nosso engajamento. Tenho o prazer de anunciar que a Suíça vai contribuir para o Fundo Amazônia. A primeira contribuição será nas próximas semanas. Queremos lançar essa parceria com o Brasil e outros países”, afirmou o representante do país europeu.

Em declaração à imprensa, o vice-presidente Geraldo Alckmin agradeceu pela iniciativa dos suíços. “Muito importante para a recuperação da nossa Floresta Amazônica, [gostaria de] destacar a boa parceria econômica e as oportunidades de investimentos”, afirmou. “As Forças Armadas, inclusive, estão presentes na Amazônia para retirar garimpeiros ilegais, invasores de áreas de preservação. Enfim, um trabalho grande na região”, declarou ainda o vice-presidente. Além de Suíça, Estados Unidos e Reino Unido já anunciaram que farão aportes ao fundo.

Tags: AmazôniacomercioGuy ParmelinministroPietro LazzeriSuiçaTarcísio de Freitas
Notícia Anterior

Dia Internacional das Mulheres na Diplomacia

Próxima Notícia

Delegação francesa se reúne em São Paulo visando oportunidades e investimentos

Notícias Relacionadas

Eventos

Dia de festa da música ucraniana em São Paulo

11 de maio de 2025
Eventos

Paquistão: Embaixador comemora a data nacional destacando laços diplomáticos com o Brasil o progresso do país

8 de maio de 2025
Eventos

Acordo Emirados-Mercosul deve sair neste semestre

5 de maio de 2025
Próxima Notícia

Delegação francesa se reúne em São Paulo visando oportunidades e investimentos

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In