Em evento organizado pela embaixada da Irlanda, Eamon Ryan, destacou as conquistas do país e o suporte para o Brasil na questão do meio ambiente. A embaixadora Fiona Flood, ressaltou a atenção que vem chamando seu bom trabalho.
A embaixada da Irlanda, em Brasília, sediou, no dia 14, a celebração do Dia de São Patrício, antecipando a data que é este domingo (17). O evento reuniu convidados ilustres, como o Ministro do Meio Ambiente, Clima, Comunicação e Transporte da Irlanda, Eamon Ryan, embaixadores, representantes do corpo diplomático acreditados na capital, imprensa e amigos do país. A banda irlandesa Red Veld animou a noite.
Uma mensagem do Primeiro-Ministro da Irlanda, Leo Varadkar, por meio de vídeo, abriu a noite festiva. Nele, destacou os esforços dos humanitários, médicos, enfermeiros e funcionários da força da paz, que trabalham em alguns dos mais desafiantes ambientes do mundo, incorporando o orgulho do que “é ser irlandês”. Ao mencionar os conflitos atuais que estão assolando o mundo, Varadkar reforçou que é um dever de cunho internacional a união de forças em prol de um mundo seguro, estável e melhor para todos.
O ministro Eamon Ryan, falou sobre a importância e urgente necessidade em zelar pela paz mundial, as vitórias do governo Irlandês, da parceria com o Brasil na questão ambiental e das agendas com autoridades brasileiras como a ministra Marina Silva. Para Ryan a necessidade em minimizar as emissões de gás carbônico “é urgente”.
“Não existirá paz para ninguém se não estabilizarmos nosso clima”. Desde sua reeleição e nomeação como Ministro Sênior e líder do governo na coalizão tripartidária da Irlanda, o Ministro verde liderou a promulgação da Lei do Clima 2021 da Irlanda, mundialmente reconhecida, que estabelece metas vinculativas para reduzir as emissões em 51% até 2030 e avançar para o zero líquido de 2050.
Eamon Ryan, em sua reunião com o chanceler Mauro Vieira, enfatizou o apoio da Irlanda ao trabalho da Troika da Missão 1.5 na promoção internacional contra a mudança climática. Os dos ressaltaram também a necessidade de se elevar o nível de relevância da próxima rodada de NDCs a ser adotada por ocasião da COP 30.
A embaixadora da Irlanda no Brasil, Fiona Flood, em seu discurso disse ter ficado bastante satisfeita com a visita do Ministro do Meio Ambiente, Clima, Comunicação e Transporte da Irlanda, Eamon Ryan para celebrar a ocasião no Brasil, uma vez que o político é destaque na Irlanda no que diz respeito à “construção de políticas e medidas em prol da sustentabilidade e transição para um mundo de qualidade”.
Flood ressaltou, em seu discurso que a visita de Ryan ao Brasil é “uma excelente oportunidade para fortalecer ainda mais os laços da Irlanda com o Brasil”, principalmente no que diz respeito ao suporte e alinhamento nas questões e temas de sustentabilidade, transição energética e conservação da floresta Amazônica.
São Patrício e um lendário santo britânico nascido aparentemente em um povoado das proximidades do rio Severn, na Inglaterra, admirável Apóstolo e Patrono da Irlanda, de quem contam que usou o trevo de três folhas, hoje símbolo da Irlanda, para explicar o mistério da Santíssima Trindade.