Olivier Becht busca ampliar as relações comerciais bilaterais
Em sua primeira missão na América Latina, Olivier Becht, Ministro encarregado do Comércio Exterior, da Atratividade e dos Franceses no Exterior, visitará o Brasil e o Chile, os principais parceiros comerciais da França na região. Becht visitará o Brasil e o Chile de hoje a sexta-feira, 09 de junho.
O Brasil é um importante parceiro da França e os dois países compartilham uma amizade de longa data e laços históricos profundos. O Ministro Delegado foi ao país para a posse do Presidente Lula em 1º de janeiro de 2023, representando a França.
Do ponto de vista econômico, o Brasil é o segundo destino do investimento estrangeiro direto francês entre os países classificados como “emergentes”. A França tem uma forte presença no país, com 39 empresas do índice CAC 40, que reúne as maiores empresas na Bolsa de Paris, tendo pelo menos uma filial no Brasil, 1.100 empresas francesas operam no país, empregando 500.000 pessoas. Em termos de número de empregos, é o segundo maior nível de contratação francesa no mundo, depois dos Estados Unidos.
Após a visita da ministra Catherine Colonna, de 7 a 9 de fevereiro, que marcou a primeira etapa da retomada da parceria estratégica entre a França e o Brasil, Olivier Becht pretende fortalecer os vínculos entre os setores privados francês e brasileiro. Ele estará acompanhado de uma delegação de empresas francesas do MEDEF International, liderada por Jean-Pierre Clamadieu, Presidente do Conselho de Administração da Engie.
Em Brasília, Olivier Becht será recebido por vários membros do governo brasileiro: ele discutirá questões fundamentais da relação econômica, o cronograma bilateral, o comércio e as negociações em andamento sobre o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul.
Ainda em Brasília, o ministro se encontra com o Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, como o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, com o secretário-executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha, e com a Secretária-Geral do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha.
Antes de seguir para o Chile o ministro irá à São Paulo onde terá encontros com autoridades brasileiras, empresários brasileiros e franceses e com a comunidade francesa em Brasília e em São Paulo.