Chanceler Mauro Vieira recebe autoridade russa com perspectivas de cooperação bilateral
O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, vai se reunir com o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia, Sergey Lavrov, no próximo dia 17 de abril, no Palácio Itamaraty, em Brasília. Trata-se da primeira visita do ministro Lavrov ao Brasil desde 2019.
Os ministros conversarão sobre o potencial da parceria estratégica brasileiro-russa, estabelecida há mais de 20 anos, e as perspectivas da cooperação em áreas de interesse comum, com foco em comércio e investimentos, ciência e tecnologia, meio ambiente, energia, defesa, cultura e educação, bem como o fortalecimento do diálogo político sobre temas bilaterais, internacionais e regionais.
A visita também será ocasião para tratar do conflito na Ucrânia. O Brasil tem defendido, nos foros internacionais e em contatos bilaterais, a cessação imediata de hostilidades e a importância de conjugar esforços diplomáticos que facilitem o alcance de solução pacífica negociada.
Além dos laços históricos de amizade e cooperação entre Brasil e Rússia, os países mantêm expressivo relacionamento comercial. A Rússia é o principal fornecedor de fertilizantes para o Brasil. Em 2022, o comércio bilateral atingiu o recorde histórico de US$ 9,8 bilhões.