Liz Lôbo
Em viagem oficial ao Brasil, Elisabetta Trenta esteve esta manhã (24) com a equipe da sede da missão diplomática da Itália em Brasília. Cumprimentou todos os funcionários pelo trabalho feito para garantir a colaboração entre os dois países, ligados por uma histórica amizade.
Em seguida, Trenta se reuniu com o presidente em exercício, general Hamilton Mourão e com o ministro brasileiro da Defesa, Fernando Azevedo Silva. Ela se disse estar “preocupada” com a situação na Venezuela e com os italianos que vivem no país sul-americano.
Trenta está no Brasil para cumprir uma agenda oficial relacionada a parcerias bilaterais e investimentos. Segundo apurado pela ANSA, no encontro, a min istra italiana agradeceu Mourão pela ajuda do Brasil na prisão e extradição de Cesare Battisti, considerado terrorista e condenado à prisão perpétua na Itália por quatro assassinatos cometidos na década de 1970. Eles também discutiram meios de cooperação estratégica em áreas de defesa e segurança, além da possibilidade de mais investimentos italianos no Brasil de maneira geral, não apenas no setor da defesa.
Ontem (23), a ministra acompanhou licitação de construção de navios de defesa marítima. Ela participou de um evento da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), no Recife, sobre a disputa para construir as novas corvetas Tamandaré da Marinha do Brasil, que tem a estatal italiana Fincantieri como uma das concorrentes. Essa foi a primeira etapa do road show da empresa no âmbito da licitação. A expectativa é de que quatro corvetas sejam construídas em Pernambuco.