Em encontro, Margareth Menezes e Benetia Chingapane trataram de temas como patrimônio
Na quinta-feira (10), a ministra da Cultura, Margareth Menezes, se reuniu com a embaixadora de Botsuana, Benetia Chingapane, para um diálogo sobre cooperação cultural entre os dois países. Durante a agenda foram abordados temas como salvaguarda do patrimônio cultural, políticas culturais, leis de incentivo e cultura digital.
“Em 2025 são comemorados os 40 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Botsuana. Eu acho muito positivo que mantenhamos tratativas para aproximar nossos países e estimular trocas culturais. Existem políticas do Ministério da Cultura que podemos compartilhar para concretizar a cooperação com Botsuana”, salientou Margareth Menezes.
A embaixadora destacou a relevância do encontro. “Eu penso que, apesar da distância geográfica, Brasil e Botsuana têm muitas similaridades em termos culturais. Essa reunião representa o início de nossa parceria e cooperação”, comentou Benetia Chingapane.
Ela enfatizou a importância do compartilhamento de informações a respeito das melhores práticas sobre transmissão do patrimônio cultural. “A gente tende a perder algumas das nossas tradições, então nós gostaríamos de manter isso para as futuras gerações”, observou.
Em relação aos investimentos no setor cultural, Benetia observou que em Botusana eles são financiados pelo próprio governo e defendeu a colaboração com o Brasil para que o país adote um sistema mais moderno.
Lembrou ainda a expertise do Brasil na área de cultura digital e do intercâmbio cultural nos setores artísticos, entre eles dança e música, com festivais e outros eventos.
“Nós temos muito interesse que as relações do Brasil com os países afro-diaspóricos tenham algum tipo de materialidade. Então, se a gente conseguir colocar em prática uma dessas possibilidades, isso já representa um fortalecimento dos nossos laços”, concluiu a ministra Margareth Menezes.
Fonte: Ministério da Cultura.