Representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil se reúnem com autoridades em Abu Dhabi para ampliar presença dos alimentos do País neste mercado do Golfo.
A ampliação das exportações brasileiras de alimentos para os Emirados Árabes Unidos é um dos principais temas dos encontros que representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) do Brasil realizam com autoridades do país árabe nesta semana. A delegação brasileira está nos Emirados para uma série de encontros e visitas, entre as quais à maior feria de alimentos e bebidas do Oriente Médio, a Gulfood, em Dubai, que se encerra na sexta-feira (21).
À agência de notícias estatal dos Emirados, WAM, o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério, Luís Rua, afirmou que esta missão aos Emirados busca aprofundar a relação que já existe em alimentos, pois o Brasil é um importante parceiro para garantir a segurança alimentar do país do Golfo.
A missão brasileira também tenta explorar novas oportunidades para o agronegócio brasileiro, como a de exportação de frutas tropicais aos Emirados, um segmento que ainda enfrenta o desafio do tempo de trânsito desde o envio do produto a partir do Brasil até a mesa do consumidor nas cidades dos Emirados.
“Os Emirados Árabes Unidos já confiam no Brasil como um fornecedor-chave, com exportações brasileiras de carne atingindo US$ 1,59 bilhão e exportações de açúcar e etanol totalizando US$ 1,14 bilhão”, afirmou Rua à WAM. Em suas redes sociais, ele informou que hoje a delegação brasileira teve encontros com representantes do Ministério das Mudanças Climáticas e Meio Ambiente (Moccae) dos Emirados.
Regulações sanitárias e fitossanitárias também têm sido temas dos encontros. “Mais do que apenas vender produtos, queremos construir relacionamentos duradouros baseados em confiança, inovação e um compromisso com o fornecimento seguro e sustentável”, disse Rua.
Fonte: ANBA