Embaixadora Sadia Faizunesa recebe delegação do Colégio Nacional de Defesa bengalês
Trocar conhecimentos sobre o nível de estratégia do curso de defesa no Brasil foi o objetivo da visita da delegação do Colégio Nacional de Defesa (NDC) do Bangladesh. O grupo militar foi recebido no dia 30, na Residência Oficial do país, em Brasília, para um jantar oferecido pela embaixadora Sadia Faizunesa.
O Colégio de Defesa Nacional, também chamado de NDC é uma instituição de primeira linha, reconhecida mundialmente por sua busca de conhecimento avançado em defesa, segurança e estudos estratégicos. Sua missão se concentra no treinamento de líderes militares e civis selecionados de várias nações, formando especialistas altamente conceituados em todo o mundo.
Na solenidade, a embaixadora bengali, em seu discurso, lembrou que Bangladesh surgiu em 1971, impulsionado pelo compromisso inabalável de seu povo com o liberalismo, o pluralismo e o secularismo. “Ao longo dos anos, testemunhamos a determinação de nossos cidadãos ao se posicionarem contra a opressão e a injustiça, defendendo os valores que inspiraram nossa independência”.
Desde sua soberania, o país asiático tem sido um modelo único de desenvolvimento socioeconômico em todo o mundo, um exemplo de empoderamento das mulheres e um espelho de resiliência no âmbito ambiental, econômico e políticos. “Acreditamos que a paz e a resolução de conflitos são vitais para o progresso social, e recentemente, nossas corajosas forças armadas reafirmaram sua dedicação à paz, apoiando a busca de nossos cidadãos pela liberdade em tempos difíceis. Este compromisso baseia-se no nosso foco nos direitos humanos nos esforços de manutenção da paz”, explicou a embaixadora.
Como terceiro maior contribuinte de tropas para missões da ONU, Bangladesh participou de 63 operações em 43 países, com 168 forças de manutenção da paz, permanecendo firme em seu compromisso de contribuir para futuras operações de paz da ONU, independentemente dos desafios. Além disso, o país é destaque nas respostas a desastres, no desenvolvimento de infraestrutura e na assistência humanitária.
O Líder da Delegação do Curso Nacional de Defesa, Major-General Khan Firoz Ahmed, OSP, ndc, Exército de Bangladesh, agradeceu ao Ministério da Defesa brasileiro pela oportunidade, e disse que o parceiro sul-americano é muito bem-visto e apreciado pelo povo bengali. “Muitos de meus conterrâneos podem desconhecer alguns países europeus, mas o Brasil eles adoram, principalmente por causa do futebol!”.
Sobre o Colégio de Defesa, Ahmed destacou que a entidade abriga 95 membros do curso de diferentes países, abrangendo historiadores estrangeiros de 18 países, e 33 cursistas estrangeiros. Além disso, o Colégio engloba cinco equipes (Brasil, EUA, Dinamarca, Itália e França).
Já o Brigadeiro General Sahidur Rahman Osmani, Exército de Bangladesh, iniciou seu discurso agradecendo o caloroso profissionalismo e dedicação em sua estadia no Brasil, enfatizando que foi um testemunho dos fortes laços de amizade e colaboração entre as nações do Bangladesh e Brasil. “Nossa visita ao Brasil enriqueceu nosso conhecimento. A delegação se beneficiou enormemente desta experiência, colocando em prática a sólida evolução de amizade entre os nossos países”.
“Nossa agência e entidade na embaixada de Bangladesh merecem nossa maior gratidão ao mundo inteiro pelo fortalecimento da relação diplomática e diferenciada entre Bangladesh e Brasil. A visita reforçou, sem dúvida, a supressão dos laços com as nossas duas nações e esperamos aprofundar esta colaboração nos próximos anos”, continuou Osmani.