Diante da invasão da Ucrânia iniciada pela Rússia na última quinta-feira, 24, o país liderado por Vladimir Putin tem encarado sanções econômicas. No entanto, nem todos os países parecem concordar. Andrés Manuel López Obrador, presidente do México, revelou durante coletiva, que o país não vai seguir o ato de aplicar sanções contra a Rússia.
O presidente do México criticou o que chamou de censura à mídia estatal russa pelas empresas de redes sociais. “Não vamos aplicar nenhum tipo de represália econômica porque queremos ter boas relações com todos os governos do mundo, garantiu López Obrador.
A posição de López Obrador contrasta com as sanções internacionais que a Rússia está enfrentando pelas ações do presidente Vladimir Putin, que esfacelaram a paz pós-Guerra Fria na Europa.
A Shell foi a mais recente empresa ocidental a anunciar sua saída da Rússia. As sanções e o isolamento financeiro global já tiveram um impacto devastador à economia da Rússia, com o rublo em queda livre e russos fazendo filas no lado de fora dos bancos para salvar suas poupanças.