Embaixadora recebe em Brasília público que prestigia comemoração da data nacional.
| Oda Paula Fernandes
O 206º aniversário pela independência do México foi comemorado em grande estilo, na embaixada mexicana no Brasil, no último dia 16 de setembro . Na cerimônia, semelhante à comemoração que ocorre no país, a embaixadora Beatriz Paredes Rangel recebeu amigos e compatriotas em um ambiente de festa e bem colorido, para celebrar a data nacional, onde, a partir da varanda da casa oficial em Brasília, rendeu homenagens aos heróis que deram pátria e liberdade ao México.
Sob o comando marcante e apaixonado da embaixadora, o evento aconteceu no jardim da residência oficial ao som dos hinos do México e do Brasil e músicas mexicanas. Estiveram presentes diplomatas e representantes de vários países, empresários, imprensa e representantes do governo brasileiro.
Com o hino nacional entoado após discurso que lembrava a história marcada por lutas e vitórias, veio o ápice da festa: o ondular da bandeira diante dos olhares carregados de emoção e orgulho patriota ao ouvir o toque da campainha, como aconteceu em 1810, com o Pai da Nação, Miguel Hidalgo. Mas foi com o grito de Viva o México, repetidos três vezes, o encerramento do desfile cívico-militar.
Do jardim da residência, organizado para oferecer beleza e conforto os espectadores assistiram ao show pirográfico que os convidava a desfrutar da boa música e da culinária tradicionalmente mexicanas. A grande atração musical do evento foi o concerto mexicano com Tania Liberdad. A caráter, um grupo de mulheres e crianças enriqueceu o ambiente com trajes de gala nacional, exibindo toda exuberância dos bordados delicados e marcantes tipicamente mexicanos em cores fortes representadas em flores.
Na festa, a embaixadora Beatriz Paredes Rangel falou ainda das relações de cooperação entre o Brasil e o México. “Nas relações comerciais reforçamos os investimentos mexicanos no Brasil porque para nós também é importante esses investimentos brasileiros no México. Temos uma grande parceria com o Brasil em matéria técnica, com empresas brasileiras como a Embrapa e intercâmbio em agricultura tropical – com vínculos para formação de jovens do México com bolsas para estudar em universidades especializadas em agricultura do trópico. Acho que nossas relações estão boas e espero que se ampliem muito mais”, revelou a embaixadora.
Conheça o México – O México ou Estados Unidos do México está localizado na América do Norte, faz fronteira com os EUA, Belize e Guatemala. Banhado pelo golfo do México e oceano pacífico o país têm uma mistura de praias, campos e grande cidades. Outro destaque para o México é a cultura que valoriza a gastronomia e as artes local, rica em ritmos, sabores e cores – as peças de artesanatos contam histórias do país e do alegre que vive intensamente, entre lutas e festas, os seus dias.
A capital mexicana, cidade do México, tem o maior numero de museus no mundo. Ela abriga o Museu de Arte Moderna, uma casa de Frida Kahlo, o Museu Nacional de Arte e o Museu Mural Diego Rivera. Com vasto território geográfico, as serras, o deserto, as florestas, as praias, o planalto, e as montanhas formadas por manifestações vulcânicas comuns no país, oferecem diversidade ao turista que deseja vivenciar o clima tropical com maior incidência de luz solar, devido sua localização.
Poliglota, além do idioma oficial que é o espanhol, há outras sessenta línguas indígenas. Em 1551, foi fundada a Universidade Autônoma do México, a mais antiga universidade da América Latina. Lá também foi descoberto o chocolate, paixão mundial, pelos povos olmeca, eles usavam o cacau para fazer uma bebida usada em rituais religiosos. Ah! A religião é lavada a sério nesse país que têm o segundo santuário católico mais visitado do mundo. Para os apaixonados por história isso é mais uma razão para viajar e conhecer o México.