Shabnam Hasanova
Mehriban Aliyeva está entre as mulheres mais influentes do mundo. Seu nome repercute em um grande número de eventos culturais e de caridade importantes, competições esportivas internacionais, bem como medidas revolucionárias para melhorar o bem-estar do povo azerbaijanes.
Sua nomeação como a Primeira Vice-Presidente do Azerbaijão, por meio do decreto presidencial de 21 de fevereiro de 2017, deu um grande impulso às atividades sociais em todo o país. Sua contribuição para as mudanças fundamentais na vida social e pública do povo do Azerbaijão é louvável. Mehriban Aliyeva é um modelo para muitas mulheres modernas que desejam se envolver ativamente na vida política e social do país.
Como a primeira Vice-Presidente do Azerbaijão, Presidente da Fundação Heydar Aliyev, Embaixadora da Boa Vontade do ISESCO e UNESCO, Mehriban Aliyeva colocou o Azerbaijão em um novo rumo ascendente, levou o país a muitas vitórias e apoiou o Presidente Ilham Aliyev em assuntos do Azerbaijão, um país localizado na encruzilhada dos interesses geopolíticos e econômicos de diferentes estados. Com sua personalidade apaixonante e assertiva, ela cumpre essa missão com dignidade. O povo do Azerbaijão pode ver as mudanças fundamentais na vida social e pública do Azerbaijão refletidas em sua vida cotidiana. Através de seus esforços conjuntos, o bem-estar da população tem melhorado com o aumento dos salários, pensões e benefícios sociais.
Esta tendência positiva pode ser observada não apenas nas políticas internas do Azerbaijão, mas também é claramente visível no estabelecimento de boas relações com outros países. Atualmente, o Azerbaijão mantém relações cordiais e amigáveis com vários países de acordo com seus interesses de política externa.
A sua participação ativa e o seu protagonismo na área desportiva contribuíram de forma significativa para a promoção de um estilo de vida saudável entre os jovens do país. Ocupando o cargo de Presidente da Federação de Ginástica do Azerbaijão, Mehriban Aliyeva, sendo um bom exemplo para os jovens. Numa época em que muitos jovens em todo o mundo perderam a confiança em seus governos e estão protestando nas ruas, os jovens do Azerbaijão estão ativamente envolvidos nos desenvolvimentos políticos do governo.
Fundação Heydar Aliyev
Liderada por Mehriban Aliyeva, a Fundação Heydar Aliyev realizou exposições, eventos culturais e outros acontecimentos de alto nível em Paris, Roma, Vaticano, Berlim, Londres, Varsóvia e outras capitais mundiais, dando uma contribuição inestimável para a promoção do Azerbaijão e suas ricas tradições.
Mehriban Aliyeva realiza um trabalho consistente e focado na área da cultura. Em particular, a realização dos “Dias da Cultura do Azerbaijão” na sede do Parlamento Europeu, em Atenas. Em Cannes, foi inaugurado o Centro da Cultura do Azerbaijão na França e foi erguido monumentos de personalidades históricas do Azerbaijão em várias cidades do mundo – destacando algumas dessas atividades. O Azerbaijão, que há muito tempo está no centro das atenções, organizou com sucesso eventos de prestígio e reputação graças à alta capacidade organizacional de Mehriban Aliyeva. Ela promove a cultura do Azerbaijão além de suas fronteiras. A Fundação da Cultura do Azerbaijão foi criada por iniciativa de Mehriban Aliyeva em 1995. “Voe para Baku. As exposições de Arte Contemporânea do Azerbaijão” organizadas em Londres, Paris e Berlim, bem como as exposições de fotos “Azerbaijão – um lugar de tolerância” foram organizadas em várias cidades ao redor do mundo – sendo de grande importância em termos de promoção da arte moderna do Azerbaijão em todo o mundo .
Em geral, a Fundação liderada por Mehriban Aliyeva realiza projetos de grande escala não só no Azerbaijão, mas também em muitos países ao redor do mundo. Por esse motivo, ela sempre teve um respeito muito grande com os líderes religiosos. Em reconhecimento as suas várias realizações, ela recebeu muitos prêmios importantes, como a Cruz da Ordem do Mérito do Grande Comandante da Polônia por suas contribuições para o desenvolvimento de laços de amizade entre o Azerbaijão e a Polônia, o oficial da Ordem da “Legião de Honra” Formada pelo Presidente da França, Nicola Sarkozy, pela promoção da diversidade cultural, por ser grande amiga da França, pelo trabalho realizado na área de assistência à infância e por contribuir para a preservação do patrimônio cultural mundial. Esta é uma indicação do elevado reconhecimento pelo trabalho da Primeira Vice-Presidente Mehriban Aliyeva e sua atividade mundial.
Apesar de uma intensa agenda, Mehriban Aliyeva, dedica grande tempo as crianças que são o futuro do nosso povo, dando atenção especial a todos que precisam de ajuda e cuidados, especialmente crianças com deficiências e doenças, e os ajuda a resolver seus problemas. Construído pela iniciativa da Fundação Heydar Aliyev, em Baku, em 2009, o Centro de Talassemia se tornou um lugar de esperança para crianças e seus pais que sofrem desta doença. A inauguração do Centro de Reabilitação de Cuidados [Qayğı] para crianças com doenças físicas, com a participação de Mehriban Aliyeva, é outro exemplo do cuidado e atenção da Primeira Dama do Azerbaijão na área de saúde.
A primeira Vice-presidente, Mehriban Aliyeva, deu uma atenção especial aos problemas de habitação, educação e saúde dos deslocados internos e realiza um trabalho importante nessas áreas. A Fundação Heydar Aliyev atribuiu especial importância à causa de informar a comunidade internacional sobre a realidade do Azerbaijão, a agressão da Armênia contra o país e a essência do conflito de Nagorno-Karabakh desde que foi estabelecido. A vice-presidente da Fundação Heydar Aliyev, Leyla Aliyeva, divulga a verdade sobre a tragédia de Khojaly em todo o mundo.
A atividade de Mehriban Aliyeva na vida pública e política de nosso país incorpora as mais belas características da mulher azerbaijanesa. É uma missão de humanismo e nobreza. Mehriban Aliyeva não é apenas uma grande figura pública e política, mas também uma pessoa altamente humana.
Vivemos em um mundo onde milhões de pessoas sofrem com guerras e conflitos. Neste contexto negativo, o Azerbaijão se tornou uma ilha de estabilidade e segurança, graças ao sucesso da política interna e externa conduzida sob a liderança do presidente Ilham Aliyev. O Azerbaijão também é um exemplo de tolerância genuína, uma ampla plataforma para o diálogo entre culturas e civilizações.
Há um ditado popular que diz: “Com a sabedoria é feita a fundação de uma casa e com o entendimento ela é erguida”. Sendo um companheiro de vida de confiança e aliado mais próximo e colocando os interesses nacionais acima de tudo, o Presidente Ilham Aliyev e a Primeira Vice-Presidente Mehriban Aliyeva dedicaram suas vidas à prosperidade do país e de seus cidadãos, fizeram enormes esforços para o desenvolvimento de nossa casa em comum: o Azerbaijão. Mehriban Aliyeva é uma figura política e pública exemplar, uma mulher bonita e atenciosa que ganhou o amor de milhões de seus compatriotas com sua inteligência, beleza e graça.
Existe outro ditado: “Honre o passado, crie o futuro”. Ao aderir a este ditado, Mehriban Aliyeva tem liderado com sucesso a Fundação Heydar Aliyev, estabelecida para estudar o rico legado de Heydar Aliyev, o Líder Nacional do Azerbaijão, e transmitir suas ideias de criação de um Estado às gerações futuras. Por essas razões e fatos inegáveis, Mehriban Aliyeva juntamente com o presidente Ilham Aliyev detém uma posição insubstituível na história do país.
Fonte: https://www.azernews.az/nation/168333.html?fbclid=IwAR0Tc7oLn1Du6vck3tDjvJaV