Liz Elaine Lôbo/ Súsan Faria
Produção: Elna Souza
O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, impôs o toque de recolher e uma quarentena total na ilha de Luzón, a maior do país, onde se encontra a capital Manila, no dia 16 de março. Medidas mais restritas vão vigorar até 30 de abril. Os filipinos cumprem quarentena, o comércio e escolas do país estão fechados e reuniões sociais públicas proibidas. Em entrevista exclusiva à revista Embassy, a embaixadora das Filipinas no Brasil, Marichu B. Mauro, dá um panorama da situação. Segundo a diplomata, o governo implementou uma lei chamada Bayanihan com medidas de combate ao novo coronavírus. “Bayanihan é um termo Filipino que significa trabalho comunal e responsabilidade coletiva, para ajudar o próximo na hora da necessidade dele”, explica Marichu Mauro. Leia agora a entrevista completa.
Embassy – O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, está sendo bem rigoroso com as orientações à população em relação a Covid-19, por quê?
As prioridades do presidente Rodrigo Roa Duterte são a saúde e o bem-estar de todos os filipinos, tanto dentro quanto fora do país. Isso é proeminente em sua mente. As Filipinas agora estão implementando medidas de prevenção muito rigorosas conforme solidificada na Quarentena Comunitária Aprimorada, particularmente na ilha de Luzon onde a capital Manila está localizada. Em 16 de março de 2020, o Presidente Duterte colocou as Filipinas inteira sob um Estado de Calamidade em meio às ameaças colocadas pela Covid-19. O presidente apelou novamente ao público Filipino para ficar em casa e ajudar na prevenção da doença. As autoridades do governo local foram fortemente lembradas a seguir e implementar estritamente as orientações e medidas.
Embassy – O que significa desrespeito às ordens? Ou seja, quais são as orientações que a população filipina deve seguir?
O governo das Filipinas busca uma abordagem abrangente e integrada de todo o governo para lidar com os desafios apresentados pela disseminação da Covid-19 por meio de uma Lei da República chamada “Bayanihan para Curar Como Uma”. Todos os oficiais do executivo, desde o presidente até os prefeitos das cidades e governadores das províncias, são orientados por esta lei na implementação de medidas para combater o novo coronavírus. “Bayanihan” é um termo Filipino que significa trabalho comunal e responsabilidade coletiva, para ajudar o próximo na hora da necessidade dele.
As rigorosas medidas de quarentena e de distanciamento social estão sendo implementadas até 30 de abril de 2020. Essas medidas exigem a suspensão de aulas e atividades escolares, proibição de reuniões em massa, quarentena rigorosa em casa, limite de movimento para a provisão de necessidades básicas e serviços de saúde, estabelecimentos privados estão limitados à provisão de necessidades básicas e serviços de saúde, suspensão do transporte público em massa, e restrição de viagens terrestres, aéreas e marítimas. A entrada e saída de aeroportos e portos também estão restritas.
Embassy – Quais são os dados dessa pandemia em seu país? Número de infectados, sarados e mortos? Confirma a notícia de que 12 médicos filipinos já morreram tratando doentes?
Em 14 de abril de 2020, há 5.453 casos confirmados da Covid-19, 349 mortes e 353 se recuperaram da doença. Houve médicos nas Filipinas que morreram devido ao tratamento de pacientes infectados. O número exato desses médicos ainda não está disponível.
Embassy – Como está a questão das máscaras e respiradores? Vocês têm hospitais e equipamentos suficientes?
As Filipinas têm muitos hospitais de ponta com a mais recente tecnologia e equipamentos médicos. Temos muitos médicos, enfermeiros e pessoal médico trabalhando 24 horas, sete dias por semana, atendendo pacientes da Covid-19 e suspeitos de terem contraído a infecção. Estamos tentando obter mais equipamentos de proteção individual (EPIs), máscaras, respiradores, roupas de proteção, luvas etc. de várias fontes.
Embassy – Como os pequenos empresários e comerciantes estão sendo socorridos nessa crise? De que forma o país está se preparando para uma instabilidade econômica mundial?
Existem sérias discussões em andamento no mais alto nível político que estão demandando programas econômicos de emergência destinados a ajudar o povo Filipino afetado pela imposição da quarentena comunitária aprimorada.O objetivo importante agora é garantir que aqueles que foram marginalizados das medidas de isolamento e quarentena, especialmente os assalariados diários e trabalhadores dos setores informais, recebam assistência imediata para permitir que eles tenham acesso às necessidades básicas e aos serviços de saúde. Há também um plano para o governo fornecer subsídio para pequenas empresas e famílias de baixa renda afetadas pelo isolamento.