Os dois ministros trataram de temas em diversos setores como energia e infraestrutura
Brasil e Suriname repassaram agenda bilateral durante a visita do ministro das Relações Exteriores do Suriname, Albert Ramdin, no dia 18, na sede do Itamaraty, em Brasília. Na reunião, trataram dos principais temas como energia, infraestrutura, comércio, combate ao crime transnacional e questões consulares.
Durante o encontro, foram discutidas também as agendas sul-americana, latino-americana e extrarregional, com destaque para os esforços de integração no âmbito do Consenso de Brasília e da CELAC, de desenvolvimento sustentável da Amazônia e de combate à mudança climática.
O Suriname é o país com maior percentual de cobertura florestal no mundo (93%) e, como o Brasil, membro da Organização do Tratado da Cooperação Amazônica. O Brasil tem com o Suriname um de seus maiores programas de cooperação para o desenvolvimento na região.
A Agência Brasileira de Cooperação (ABC) promove 9 projetos bilaterais e 3 trilaterais, em áreas como agricultura, alimentação escolar, administração pública, educação, geologia, saúde e meio ambiente.
Fonte: Ministério das Relações Exteriores.