Embaixador Nabil Adghoghi reúne empresários brasilienses para falar do potencial do país
A primeira edição de 2023 do projeto “Café com Embaixador”reuniu o representante do Marrocos, Nabil Adghoghi, instituições e empresas de fomento da cultura de internacionalização de negócios do Brasil, no auditório da Federação do Comércio-DF. Idealizado pelo Instituto Jovem Exportador (IJEx), com patrocínio da Fecomércio e apoio da Embassy Comunicação, o encontro recebeu jovens empresários do Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais que despontam no mercado nacional e internacional para apresentarem seus cases de sucesso. O evento foi realizado no dia 26 de janeiro, com mais de 200 participantes.
Segundo Adghoghi, ao apresentar seus produtos no evento, os empreendedores dos ramos de cafés especiais, chocolate, alho doce e utensílios de madeira reflorestada demonstraram potencial de exportação de seus produtos para o Marrocos. Ele ressaltou que há um grande esforço entre os dois países para seguir fortalecendo as relações comerciais.
“Em maio assinaremos mais um importante acordo, que facilitará o comércio de produtos agrícolas”, disse Adghoghi, que aproveitou o encontro para convidar o empresariado brasileiro a participar da maior feira agrícola do Marrocos, organizada com apoio dos governos e da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. O evento acontecerá de 2 a 7 de maio, na cidade de Meknes.
O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, disse que a parceria com o IJEx é estratégica para o Distrito Federal e região. E ressaltou a criação do Departamento de Relações Internacionais da Federação, que se encontra em processo de estruturação. Os trabalhos nessa área terão apoio da CNC.
“Aqui em Brasília estão mais de 200 representantes oficiais de países que possuem relação com o Brasil. Temos de aproveitar essa grande oportunidade de fazer com que os produtos brasilienses ganhem o mundo”, frisou Aparecido.
O presidente do IJEx, Ronan Pires, destacou que o instituto é um facilitador do processo e de experiências internacionais. “Trabalhamos para sensibilizar os jovens empresários, mostrando que exportação não é uma coisa tão complicada. A concorrência costuma dizer isso para quem está começando, mas nós estamos aqui atuando no processo de informação e instrução”, ressaltou.
Além disso, o IJEx convidou empresas cases de sucessos em Brasília que alcançaram o mercado nacional com seus produtos e, durante o evento, os exporão, compartilhando suas histórias de sucesso. Cerca de 40 jovens empresários que buscam o mercado internacional também estiveram presentes, entre eles
Cases de sucesso
**Café Antonello ** O italiano radicado no Brasil, Antonello Monardo, apresentou o Clube Brasil Café durante o encontro com empresários. Ele explicou que o negócio funciona nos mesmos moldes dos já conhecidos clubes de assinatura de vinho: Ele oferece assinaturas com marcas de cafés de diferentes partes do Brasil. Pelas pesquisas realizadas, ele confirma que não há nada parecido com isso na Europa, por enquanto.
Aguimar Ferreira Chocolates – Os bombons finos e os chocolates produzidos por Aguimar Ferreira são um sucesso em Brasília. Ele começou em 2009, de forma artesanal, e hoje produz até uma tonelada por mês. São diversas opções, entre elas chocolate com caramelo e flor de sal e até sabores típicos brasileiros, como cupuaçu, pequi, castanha de baru e frutas especiais.
Economia – A economia do Marrocos é uma das melhores da África, graças ao tratado de comércio e exportação que o país fez com os Estados Unidos e a com a União Europeia. O país é o maior exportador mundial de fosfato e equipamentos petrolíferos.
De 2016 a 2022, segundo dados do Ministério da Economia, o intercâmbio comercial entre o Brasil e o Marrocos cresceu 271.9%. Em 2022, as trocas entre os dois países cresceram 26.1% em relação a 2021, de US$ 2,5 bilhões para US$ 3,1 bilhões. Em 2022, o Marrocos foi o 4º maior parceiro comercial do Brasil na África (representatividade de 8,3% no continente e de 0,52% no mundo).
A primeira edição realizada no dia 08 de dezembro de 2022 do “Café com o Embaixador” teve como convidado especial o Ministro Conselheiro da Embaixada da Coreia, GunHwa Kim O diplomata fez uma apresentação sob o título “Oportunidades entre a Coreia e o Brasil. A proposta do “Café com o Embaixador” é tornar conhecida oportunidades de negócios para empresários, empreendedores e startups que desejam diversificar mercados e, mais ainda, abrir o networking internacional para expansão dos negócios.
A Fecomércio-DF e Instituto Jovem Exportador deram início ao projeto Café com o Embaixador, com a missão de abrir portas no mercado internacional aos empreendedores e startups da capital federal Participaram do evento integrantes da Diretoria de Relações Institucionais (DRI) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), dos Correios, da Secretaria de Relações Internacionais do Distrito Federal e da Câmara de Comércio Brasil-Oriente. O público-alvo são importadores, exportadores, empresários, startups, empreendedores e estudantes.