Daniela Dornellas, criadora do Fashion Meeting, leva todos os anos um grupo de profissionais para uma imersão cultural e de negócios no país árabe.
Beber da fonte da milenar cultura marroquina enquanto se fala de moda, negócios, comportamento humano e a dinâmica cultura contemporânea. Esse é o objetivo central do Fashion Meeting Marrocos, organizado pela estrategista de marcas de moda, mentora e curadora Daniela Dornelles, e que irá acontecer entre 19 e 24 de maio. Esta é a terceira edição feita no Marrocos, mas o Fashion Meeting acontece também em Milão, Paris, Nova York e Tóquio, capitais tradicionais da moda mundial.
O desejo de fazer a edição marroquina vinha sendo alimentado durantes anos e, quando enfim Daniela fechou a primeira turma, veio a pandemia e o projeto foi adiado. “Agora estamos na terceira temporada rumo a um destino que foi amplamente estudado e pesquisado por mais de cinco anos, quando me aprofundei na riqueza cultural e na conexão com a moda”, explica Daniela Dornellas. “Os traços da riqueza cultural marroquina são inspiração desde o desenvolvimento de uma coleção até uma cartela de cores de vários estilistas e criativos por todo mundo.”
Segundo a Daniela, o hand made (artesanal) é um dos destaques da viagem, já que as técnicas e processos artesanais marroquinos são de relevância para o mundo. “Outra forte tendência, não exclusiva em moda e que se amplia, é o Art Déco, com influência moura e berbere”, explica a idealizadora do projeto.
Os grupos do Fashion Meeting são compostos por no máximo 12 participantes, para que haja uma troca mais profunda de conhecimento entre as pessoas e para que todos possam viver a experiência da melhor forma. E, embora a companhia de Daniela seja fundamentada no mercado de moda, profissionais vindos de outras áreas correlacionadas também participam, como comunicadoras, pesquisadoras, arquitetas e decoradoras.
Ao final, todo aprendizado é bagagem e diferencial na jornada profissional de cada participante. “Não é sobre moda, no final é sobre um amplo mercado, é sobre entender o consumidor global e a cultura.”
Cada destino tem uma precificação e um ciclo de projeto diferente do outro. Os programas são fundamentados em visitas técnicas onde, na prática, o conhecimento e a experiencia são consolidados. Com uma curadoria feita previamente, Daniela apresenta no Marrocos da cultura ao mercado criativo, técnicas milenares, grandes cases e as interferências disso tudo no mercado global.
Embora o país árabe não seja uma meca da moda como Milão, Paris e Nova York, é fonte de inspiração para profissionais da moda há muito tempo. “Em 1980, Yves Saint Laurent (nascido na Argélia) adquiriu a sua propriedade no Marrocos, onde desenvolveu coleções e pinturas. Ele se inspirou no país para inúmeras coleções. O renomado Jardim Majorelle e o museu YVES SAINT LAURENT, que visitamos em Marrakech, atestam sua ‘paixão marroquina’ e trazem uma riquíssima fonte de pesquisa”, conta Daniela. “O Marrocos tornou-se uma fonte inesgotável de inspiração para o estilista criar suas coleções, que passaram a ser dominadas pela cor”.
Fashion Meeting
Há mais de 20 anos Daniela Dornellas criou a sua empresa, Fashion Meeting, que ela chama de “um hub de conhecimento e experiências” para a criação e aceleração de marcas, profissionais e agentes do mercado de moda. Todos os anos, a empresa realiza o Festival Fashion Meeting, com palestras e apresentações de profissionais do mercado da moda. O último aconteceu em abril, no JK Iguatemi, shopping de São Paulo, com a participação de mais de 4 mil pessoas. O próximo será nos dias 29 e 30 de outubro.
Daniela atua ainda como consultora e mentora em projetos especiais de grandes marcas, como Gloria Coelho, Amir Slama, Martha Medeiros, Ellus, C&A, Patricia Bonaldi e Priscilla Whitaker, além de orientar estrategicamente mais de 50 novas marcas de moda no Brasil. Também faz curadoria de conteúdo de moda.
Fonte: ANBA