Em seu discurso no Dia do Trono, 29 de julho, véspera do 21º aniversário de sua ascensão, o rei Mohammed VI pediu a generalização de vários programas de segurança social para cobrir todos os marroquinos nos próximos cinco anos. Os projetos de desenvolvimento de Marrocos devem se concentrar na justiça social, que só pode ser alcançada se todos os marroquinos se beneficiarem da cobertura do bem-estar social, destacou o monarca.
Para enfatizar a importância de um programa de segurança social inclusivo e generalizado, o rei lembrou seu discurso no Dia do Trono de 2018 . Em seu discurso, há dois anos, ele pediu uma reforma dos esquemas de seguridade social no Marrocos. Este ano, no entanto, Mohammed VI definiu um prazo claro para a reforma, dizendo que todos os marroquinos devem se beneficiar da previdência social nos próximos cinco anos. O governo marroquino deverá começar a reforma em janeiro de 2021 através de um plano gradual, ressaltou o rei.
Segundo Mohammed VI, o governo deve primeiro trabalhar na generalização de seguros médicos e abonos de família. “Subsídios familiares são alocações concedidas aos chefes de família, dependendo do número de membros da família. Após a generalização dos dois benefícios, o governo precisa trabalhar na criação de um programa de pensão inclusivo , além de um subsídio básico de desemprego”, discursou o monarca. Ele instou o governo a desenvolver os programas de cobertura social existentes melhores e mais inclusivos.
Para isso, o rei Mohammed VI enfatizou a importância de criar um registro nacional unificado . O registro permitirá a inclusão de trabalhadores no setor informal e garantirá igualdade no acesso à seguridade social para todos os marroquinos , explicou ele.
A criação de um fundo especial para enfrentar a situação da saúde, bem como as repercussões econômicas e sociais da epidemia, segundo o monarca possibilitou arrecadar 33,7 bilhões de dirhams. A despesa total, até agora, é de 24,65 bilhões de dirhams, montante gasto em iniciativas de apoio social e nos suprimentos médicos necessários. “Além disso, cinco bilhões de dirhams serão destinados ao Fundo de Garantia Central para impulsionar a economia”, anunciou Mohammed VI.
Assista agora ao vídeo do governo marroquino
https://wetransfer.com/downloads/85a470409f24c54c42e601bb50295a5620200729154116/1ceaad0f3a4a4aa01c77ecbac18413d420200729154141/b77e30