• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
sábado, 10 maio , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Categorias Artigos

Marrocos-Brasil, uma ambição comum para o atlântico

20 de dezembro de 2024
em Artigos
Tempo de Leitura: 5 mins
0

Por Nabil Adghoghi / Embaixador do Marrocos no Brasil

Marrocos faz parte do círculo muito restrito de países que têm duplo acesso marítimo: o Atlântico e o Mediterrâneo. O país está totalmente empenhado na otimização estratégica deste precioso ativo geográfico, depois de Sua Majestade o Rei Mohammed VI ter tido a amabilidade de delinear os seus contornos e definir o seu rumo.

Através da sua fachada mediterrânica, Marrocos está firmemente ancorado na Europa, o seu lado atlântico dá-lhe acesso completo a África e uma janela para o espaço americano. O nosso desejo é que a fachada atlântica se torne um lugar elevado de comunhão humana, um polo de integração econômica, um centro de influência continental e internacional”, anunciou o rei em novembro de 2023.

Com mais de 3 mil quilômetros de extensão no Atlântico, Marrocos possui o litoral marítimo mais extenso da África e compartilha a mesma vantagem geográfica com o Brasil, já que as costas brasileiras se estendem por mais de 8 mil quilômetros.

De forma igualmente convergente, Marrocos e Brasil promoveram, quase simultaneamente em 2020, no âmbito da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, os respectivos direitos soberanos sobre o seu mar territorial, a sua zona econômica exclusiva e a sua plataforma continental.

Os dois países, fiéis à sua conhecida vocação “multilateralista”, pretendem, através da delimitação dos seus respectivos espaços marítimos, exercer, de forma responsável, os seus atributos de soberania e jurisdição, otimizando ao mesmo tempo esses espaços marítimos como lugar de conexão e cooperação.

 à luz desta vocação marítima partilhada que podemos compreender a projeção atlântica de cada um dos dois países. Do lado brasileiro, trata-se principalmente da ZOPACAS (Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul), que o país lançou em 1986 e que reúne 24 países dos dois lados do Atlântico.

Para o Marrocos, os três projetos mais emblemáticos neste contexto são o porto de Dakhla-Atlantique e o corredor logístico em benefício dos quatro países africanos do Sahel (Mali, Níger, Burkina Faso, Chade); o gasoduto Nigéria- Marrocos, cujo objectivo é ligar as instalações energéticas de 14 países africanos ribeirinhos do Atlântico; bem como o PEAA (Processo dos Estados da África Atlântica) que Marrocos lançou em 2020 e que visa estimular a integração regional de 23 países da costa atlântica de África, através de três “cestos”: 1) segurança, 2) economia azul, marítima conectividade e energia, e 3) desenvolvimento sustentável.

Todas estas iniciativas convergem e pretendem gerar sinergias e formar complementaridades, desde que visem tornar o Atlântico Sul um espaço politicamente seguro, economicamente integrado e sustentável.

Certamente, a afirmação, em ambos os lados do Atlântico, da irrefutável vocação marítima de Marrocos e do Brasil constitui uma alavanca adicional para elevar a parceria bilateral Marrocos-Brasil a um patamar estratégico e optimizar os activos intrínsecos que fazem a singularidade desta relação, nomeadamente referências históricas e humanas que remontam ao século XIX, um credo multilateralista constantemente defendido pelos diplomatas dos dois países e em constante crescimento de interesses económicos cruzados.

“Vantagens” que a diplomacia marroquina e brasileira tem trabalhado para destacar desde a visita de Estado feita por Sua Majestade o Rei Mohammed VI ao Brasil em novembro de 2004.

Desde então, Marrocos e Brasil conseguiram construir, sob o duplo selo da confiança e da ambição, uma relação sólida e robusta, uma relação multiatores e multissetorial, uma relação que tem investido, com grande sucesso, nos nichos de segurança alimentar e logística aérea e marítima.

Da mesma forma, a vocação marítima de Marrocos e do Brasil também capitalizará o quadro jurídico bilateral, que tem sido muito enriquecido nos últimos anos, particularmente para acordos e convenções relativos à defesa, segurança, não-dupla tributação ecooperação aduaneira. Irá impulsionar ainda a cooperação técnica, principalmente nos setores de energias renováveis, hidrogênio verde e oceanografia.

Em suma, é um bom presságio constatar que Marrocos e Brasil convergem plenamente no facto de que, para melhor compreender os novos conceitos de nearshoring, economia azul e soberania marítima que são agora essenciais na geoeconomia, a dimensão marítima é, mais do que no passado, condição necessária para estabelecer a projeção estratégica de cada um dos dois países, seja a nível regional ou global.

É igualmente feliz constatar que o estatuto de “ator global” a que tão legitimamente aspiram, tem como postulado básico a complementaridade do seu principal ativo: a segurança alimentar (fertilizantes para Marrocos e elevada produtividade agrícola para o Brasil). Uma ambição que apreende também, e com o mesmo interesse, o entrelaçamento competitivo entre terra e mar, com corredores multimodais interligados para o Brasil e plataformas de processamento logístico de padrão internacional para Marrocos (Tânger- Med e Dakhla-Atlântico).

Esta convergência de pontos de vista entre Marrocos e Brasil ressoa como uma reminiscência da história, dado que os primeiros contactos diplomáticos entre Marrocos e Brasil datam de 1860, após o resgate, na costa de Tânger, por marinheiros marroquinos do barco brasileiro “Donna Isabella”. Desse episódio nasceu uma relação de estima e cordialidade entre as casas reais dos dois países, coroada alguns anos depois pela abertura da primeira representação consular do Brasil em Tânger.

A história única entre Marrocos e Brasil, iniciada há mais de 150 anos, irá obviamente escrever uma nova página, investindo plenamente no Atlântico e optimizando os seus múltiplos ativos e atracções, da economia azul à pesca sustentável, da oceanografia à coordenação de segurança.

O horizonte que se aproxima é que Marrocos e Brasil estejam na vanguarda de uma nova articulação geopolítica do Atlântico e na vanguarda de uma correlação geoeconómica inovadora entre as duas margens deste espaço com elevado potencial promissor.

Tags: ArtigoAtlânticoBrasilMarrocosMohammed VINabil AdghoghiRei
Notícia Anterior

Finlândia muda atendimento do consulado

Próxima Notícia

Acordo entre Mercosul e UE abre oportunidades para novos negócios

Notícias Relacionadas

Artigos

Brasília, 65 anos e uma alma a ser moldada

17 de abril de 2025
Artigos

Capital é homenageada com vinho exclusivo da Vinícola Brasília

17 de abril de 2025
Artigos

Brasil e Nepal: juntos pela justiça climática

8 de abril de 2025
Próxima Notícia
O chanceler brasileiro, Mauro Vieira, negociou o pacto entre o Mercosul e a UE

Acordo entre Mercosul e UE abre oportunidades para novos negócios

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In