Está aberta ao público, até 30 de junho, na Embaixada do México, a exposição “Maravilhas do México”. A inauguração foi no dia 10 de maio ao som de músicas e comidas típicas. São 21 quadros e uma série de esculturas, elaborados por 15 artistas e montados no Espaço Cultural Alfonso Reyes, na sede diplomática.
O encarregado de negócios da embaixada, Luis Angel Brito, em discurso, lembrou que quando se visita a sede da atual Secretaria de Relações Exteriores no México, na praça Tlatelolco, se vê a presença do artista Vicente Rojo e Juan Soriano. “A obra artística se integra ao espaço público, expressando a confluência das diversas correntes da arte mexicana”, disse.
A sede da embaixada do México em Brasília – inaugurada há 45 anos em Brasília – segundo Brito, é um espaço aberto, no qual sua esplanada de ladrilhos vermelhos lembra a argila do Planalto e, de maneira semelhante, integra-se ao espaço público e à paisagem. O diplomata disse ainda que as inclinações do terreno remetem às pirâmides pré-hispânicas, que se reencontraram sob as colinas; o pórtico rememora as civilizações mesoamericanas. Brito informou ainda que o Espaço Cultural Alfonso Reyes faz homenagem ao grande escritor e diplomata mexicano.
Os quadros e esculturas mostram tradições mexicanas como mulheres em orações, muitas flores, caveiras e a artista Frida Kahlo ficam expostas ao público até dia 30 de junho próximo, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, na sede da embaixada, na SQS 805, lote 18. Em julho a exposição seguirá para São Paulo e Rio de Janeiro.
Grupos escolares podem solicitar agendamento para o email: bibliotecacamexbra@sre.gob.mx