Neste domingo, a associação apresenta a Malásia, nação que oferece uma combinação do novo e do velho mundo, o que agrada habitantes e turistas. É uma nação do Sudeste Asiático que compreende dois territórios distintos: a parte sul da península Malaia e ilhas adjacentes, e uma seção do norte da ilha de Bornéu.
https://www.facebook.com/thaiembbrasilia/videos/364252561412111/?t=1
Os viajantes chegam à Malásia o ano inteiro para conhecer sua bela floresta tropical localizada no Parque Nacional Taman Negara e as paisagens montanhosas lindíssimas. Se você está à procura de uma culinária exótica, a Malásia tem de tudo para agradá-lo, com frutos do mar frescos e coquetéis saborosos. Os casais podem participar de rafting em água doce ou simplesmente desfrutar de uma noite tranquila à beira-mar.
A península da Malásia confina a norte com a Tailândia, a leste com o mar da Ásia Meridional, e a sul e a oeste com o estreito de Malaca, fazendo fronteiras marítimas com a Indonésia, a leste, sul e oeste, com Singapura a sul e com o Vietnam e a nordeste. A Malásia Insular limita a oeste e a norte com o mar da China Meridional, a norte com o Brunei, a leste com o mar de Sulu e a sul com a Indonésia, fazendo fronteira marítima com as Filipinas a norte e a leste. A capital do país é Kuala Lumpur, sendo Putrajaia a sede do governo federal.
História – Desde a independência, a Malásia teve um dos melhores registros econômicos na Ásia, com uma economia crescendo em média 6,5% ao ano. A economia tem sido tradicionalmente alimentada por seus recursos naturais, mas está em expansão nos setores de ciência, turismo, comércio e turismo médico. Hoje, a Malásia tem uma economia de mercado recém-industrializada, ficando em terceiro lugar no Sudeste Asiático e sendo a 29.ª maior economia no mundo.
A Malásia é membro fundador da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), da Cúpula do Leste Asiático e da Organização para a Cooperação Islâmica, e tornou-se membro da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, da Comunidade de Nações e do Movimento Não Alinhado.
Indonésia, Malásia, Mianmar, Filipinas, Singapura, Tailândia e Vietnã são os países membros a ASEAN em Brasília. A Associação foi criada em 08 de agosto de 1967, com a assinatura da Declaração da ASEAN, também conhecida como Declaração de Bangkok, com o desejo comum de se unir em amizade e cooperação e, através de esforços e sacrifícios conjuntos, garantir para seus povos e para a posteridade as bênçãos da paz, liberdade e prosperidade.
Hoje, a ASEAN é, no total, composta por dez Países Membros, nomeadamente Brunei Darussalam, Camboja e Laos RDP, além dos sete mencionados anteriormente. A Associação em Brasília tem trabalhado continuamente para promover suas relações com o Brasil, incluindo a realização da celebração do Dia da ASEAN todos os anos. Este ano será a primeira vez que nossa celebração será realizada virtualmente.
Fiquem ligados na Semana da ASEAN nas páginas de Facebook da Embaixada Real da Tailândia, bem como, na de todos os países-membros da ACB.