| Oda Paula Fernandes
Fotos: Eliane Loin
A República da Indonésia completou 72 anos de independência no dia 17 de agosto. Para celebrar a data em Brasília, no dia 14 de setembro, o embaixador, Toto Riyanto, abriu as portas da residência oficial e recebeu diplomatas de vários países em um jantar. Na ocasião, o anfitrião lembrou que o país foi um dos primeiros a estabelecer relações diplomáticas com o Brasil, em 1953, mas a instalação da sede diplomática ocorreu somente em novembro de 2008.
O estabelecimento da Comissão Conjunta entre a Indonésia e o Brasil, pelos Ministérios de Relações Exteriores dos dois países se deu no dia 23 de agosto de 2007. “Aquele ato de assinatura possui um significado estratégico e marcou a nova etapa das nossas relações bilaterais”, disse o embaixador ao se referir aos 55 anos de ambos, sem estabelecer as presenças das embaixadas.
Na recepção, Riyanto falou do progresso de 2016 em que algumas delegações de alto nível e de diferentes instituições daquele país, inclusive o vice-presidente da Câmara dos Deputados, visitaram o Brasil para trocar experiências. Para ele, esta relação se fortalece cada vez mais. “O apoio mutuo na candidatura dos dois países em vários órgão internacionais como a Conselho Nacional de Segurança da ONU, Organização Mundial do Comércio, entre outros estão embasados no Acordo de Cooperação que assinamos em abril deste ano”, lembrou o diplomata.
Economia – Segundo Riyanto, na área econômica, o balanço da última década está indo muito bem, apesar de ser ainda pequeno. “O balanço comercial ainda é muito pequeno, se comparado com aos potenciais de ambos os países. No entanto, o Brasil continua sendo maior parceiro comercial da Indonésia na região da America do Sul. A empresa Vale do Brasil registrou investimento de US$3 bilhões enquanto do lado da Indonésia empresários pretendem investir em óleo de palma”, enfatiza.
Diante deste cenário, o governo indonésio abriu as portas para investidores brasileiros, com procedimento de facilidades de serviços para quem quer investir nas áreas de agricultura, turismo, indústria, infraestrutura e no campo marítimo. “Até para um valor de investimento de US$7,7 milhões o governo garante processo de apenas três horas, oferece taxas de incentivo em forma de férias, de abono e facilidade de importação”, garante Riyanto.
História – Com 17.508 mil ilhas, a Indonésia é o maior arquipélago do mundo. Localizado entre a Austrália e o Sudeste da Ásia, o turismo é um dos mais movimentados negócios do país. Composto pela metade ocidental da Nova guiné e pelas ilhas de Sonda, é um país transcontinental com vastos recursos naturais. É membro fundador da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e é membro do G20. A capital, Jacarta, tem cerca de 10 milhões de pessoas e a população daquela nação está na casa de 250 milhões.