A 41ª edição do Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília (Civebra) foi encerrada nesta sexta-feira (21/2) com uma grande festa musical. Em homenagem aos 60 anos de Brasília, o maestro cubano Joaquin Betancourt Jackman se apresentou no encerramento do curso da Escola de Música (EMB).
Joaquin Betancourt regeu uma Jazz Band formada por cerca de 50 instrumentistas — alunos e professores do tradicional curso. No repertório, clássicos do maestro como Mambazo, Maracaibo Oriental, além de Obseción e Como un arrulio de palma — sendo as duas últimas interpretadas por Adriana Braga e Myrlla Muniz, respectivamente.
O embaixador Rolando Gonzales falou da importância da presença do maestro em Brasília e na Escola de Música: “Na realidade, a música cubana e a brasileira têm muitos pontos de contato, têm origens comuns, e existe um grande interesse dos músicos e alunos em conhecer a nossa música. Penso que é uma grande honra e um prazer poder homenagear a população da capital brasileira com a apresentação de uma Jazz Band ao estilo cubano, dirigida por este grande músico e alunos muito talentosos”, discursou Gonzales.
Este ano, o Curso Internacional de Verão também celebrou o 250 anos de nascimento do compositor alemão Ludwig Van Beethoven. Outra apresentação da noite foi a da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, no Teatro da Escola de Música. Ao todo, participaram do curso, iniciado no último dia 8, dois mil e 500 alunos.