O Presidente da Argentina, Mauricio Macri, realizou hoje (08/02) visita de Estado ao Brasil. Foi recebido pelo Presidente Michel Temer no Palácio do Planalto, participou de almoço em sua homenagem no Palácio do Itamaraty e reuniu-se com o Presidente do Senado Eunício Oliveira, e o Presidente da Câmara Rodrigo Maia, além da Presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia.
Durante a visita, além da Declaração Presidencial Conjunta (goo.gl/w50d4T), foram assinados os seguintes atos:
– Plano de Ação Brasil-Argentina;
– Memorando de entendimento sobre cooperação consular e políticas para comunidades emigradas;
– Ajuste complementar ao Acordo sobre localidades fronteiriças vinculadas, para a prestação de serviços de assistência de emergência e cooperação em defesa civil;
– Memorando de entendimento sobre cooperação em diplomacia pública e digital;
– Convênio de cooperação entre a Agência brasileira de promoção de exportações e investimento (Apex-Brasil) e a Fundação argentina para a promoção de investimentos e comércio internacional.
A visita de Estado realizou-se em momento de especial convergência nas relações bilaterais e permitiu fazer avançar iniciativas de importância para ambos os países nas mais diversas áreas.
A Argentina acaba de assumir a presidência pro tempore do Mercosul e será sucedida pelo Brasil no segundo semestre. Os Presidentes trataram das prioridades a serem observadas para, lado a lado com os demais sócios, resgatar o espírito original do bloco: livre mercado e democracia.
Fotos:
Beto Barata
Carolina Antunes
Marcos Corrêa
(Palácio do Planalto/PR)