Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Rural, celebrado em 15 de outubro, o Instituto Interamericano de Cooperación para la Agricultura (IICA), lançou a segunda edição do livro Lutadoras – Mulheres Rurais no Mundo, no dia 15 de outubro em Brasília. A obra traz fotografias de Sebastião Salgado e 37 artigos de personalidades de mais de 10 países, das quais 35 são mulheres. Assim como as contribuições que compõem o livro, seu lançamento foi internacional e simultâneo em cidades de 14 países. A obra está disponível em espanhol, português e inglês.
Além de homenagear a mulher rural, uma figura chave para a segurança alimentar e o progresso socioeconômico do continente americano, a publicação também visa incentivar a formulação e execução de políticas públicas de qualidade que possam melhorar a situações das mulheres que vivem no campo.
Para o diretor geral do IICA, Manuel Otero a meta é o cumprimento cabal do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), número 5, da Organização das Nações Unidas, de “alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”, completou.
NOVA EDIÇÃO – Lançada em 2018, a primeira edição da publicação contava com 28 artigos. Já a segunda edição, corrigida e ampliada, contém 37 artigos, dos quais 35 são escritas por mulheres de mais de 10 países, entre eles: Alemanha, Argentina, Barbados, Brasil, Costa Rica, Espanha, Estados Unidos, Panamá, Paraguai e Nova Zelândia.
Vindos do Brasil, a publicação possui textos da diretora geral das Edições Globo Condé Nast, Daniela Falcão, da Ministra da Agricultura de Tereza Cristina, que escreveu sobre espaço e representatividade para as mulheres do campo, e da líder do Movimento das Mulheres do Nordeste Paraense (MMNEPA), Rita Teixeira.
O livro é dividido em três seções que trazem dados, depoimentos e principais desafios enfrentados pelas mulheres rurais. O livro já está disponível no site do IICA.