Elizabeth “Liz” Truss foi eleita para ser a nova chefe do Partido Conservador britânico e, por consequência, a nova primeira-ministra do Reino Unido. Sucessora de Boris Johnson, chanceler thatcheriana terá como missão principal ressuscitar a comatosa economia britânica. Em 2012, entrou no governo e ocupou uma série de ministérios, primeiro como secretária de Estado de Educação e depois como ministra do Meio Ambiente de 2014 a 2016.
Admiradora da primeira-ministra Margaret Thatcher, a quem interpretou quando criança em uma peça no colégio, ela espera agora seguir seus passos como a terceira mulher a chefiar o governo no Reino Unido. A nova primeira-ministra será a terceira mulher a ocupar o cargo, seguindo o caminho desbravado pela “dama de ferro” Margaret Thatcher (1975-1990), sua ídola, e a também correligionária Theresa May (2016-2019).
Assim como Thatcher, apelidada de “dama de ferro” por sua mão dura quando governou o país de 1979 a 1990, Truss, de 46 anos, é uma defensora do livre comércio e entrou na campanha para suceder o primeiro-ministro Boris Johnson encarnando a ala mais à direita do Partido Conservador.