Presidente Qais M. Shqair inicia tratativas de visita de comitiva ao estado
O secretário-executivo do Estado do Rio Grande do Sul (EBSB), em Brasília, Henrique Pires, participou, na manhã dessa terça-feira (5), de reunião de trabalho na sede da Liga dos Estados Árabes (LEA) no Brasil, sob o comando do jordaniano Qais M. Shqair. Durante o encontro, foram iniciadas as tratativas para a visita, em 2024, de uma comitiva de embaixadores árabes ao Rio Grande do Sul, para o estreitamento de relações comerciais e prospecção de parcerias nas áreas da cultura e do turismo.
Segundo explicou o Embaixador Qais M Shqair, as nações árabes, além do interesse em conhecer grandes feiras, como a Expointer e a Expodireto/Cotrijal, pretendem enriquecer parcerias na área cultural, promovendo, por exemplo, o intercâmbio entre pesquisadores de universidades dos países membros da Liga Árabe e universidades gaúchas. Tais ações poderiam ensejar, no médio prazo, a criação de um centro de cultura árabe para promover o estreitamento das relações de cooperação e amizade no RS. Outro interesse da LEA é promover o turismo religioso no Oriente Médio, berço do cristianismo. O Embaixador Shqair reforçou o desejo de promover as relações bilaterais institucionais entre a Liga dos Estados Árabes e o RS.
A Liga dos Estados Árabes, criada em 22 de março de 1945, representa 22 nações. São elas: Arábia Saudita, Argélia, Bahrein, Catar, Comores, Djibuti, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Omã, Palestina, Síria, Somália, Sudão e Tunísia. 19 delas têm Representação Diplomática no Brasil. Além de sua sede em Brasília, a LEA possui apenas mais uma missão na América Latina, localizada em Buenos Aires. Da reunião na LEA também participou o assessor de Relações Internacionais do EBSB, Robson Valdez.