Embaixador Gadiel Arce celebrou o 128º aniversário de Augusto Santino
“Sandino é um dos heróis mais puros da história de luta contra o imperialismo na América Latina. Foi, é e continuará sendo um exemplo para os patriotas do continente que lutam pela verdadeira e efetiva independência de seus povos”, disse o embaixador da Nicarágua Gadiel Arce, durante solenidade comemorativa ao aniversário o líder revolucionário do país. O evento foi na quinta-feira (18), na Praça da América Central, em Brasília.
Em sua fala, Arce informou que “Sandino “não foi apenas um homem de princípios, mas também um homem de ações e ideias”. Segundo o diplomata, o herói não era somente um pensador, mas foi o maior criador intelectual da Nicarágua.
Gadiel Arce citou diversas frases de Sandino, assim como alguns de seus poemas, elogiando as inúmeras qualidades do jovem revolucionário como a humildade, a solidariedade para com seu povo e sua espiritualidade regida pelo caminho da paz e da liberdade. Ele faleceu em fevereiro de 1934, com apenas 39 anos, na cidade de Larreynaga. Seu movimento em prol da liberdade e igualdade inspirou a Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), assim como as guerrilhas latino-americanas.