Embaixada da Itália promove evento cultural para relembrar a chegada dos imigrantes no Brasil
O embaixador Alessandro Cortese promoveu, nesta quinta-feira, 06, na sede da Embaixada da Itália em Brasília, um livro e um documentário que destacam o impacto profundo e duradouro da imigração italiana na formação da sociedade brasileira. O evento encerra as comemorações pelos 150 anos da chegada dos primeiros italianos no Brasil, embora o aniversário continue a ser celebrado em 2025 no Rio Grande do Sul.
O projeto foi realizado pela Editora e Produtora Brasileira de São Paulo, sob a direção geral de Pedro Saad, com o patrocínio da associação “Italia per San Paolo”, graças à sua presidente Sandra Papaiz e ao vice-presidente Graziano Messana, além de outros importantes expoentes da comunidade ítalo-brasileira, como Sergio Comolatti, Massimo Bauducco e a Fundação Itaú.
Legado em palavras e imagens
O livro apresentado na ocasião oferece uma narrativa com um conteúdo histórico, incluindo fotos da época e textos originais das autoras Claudia Fonseca, Adriana Marcolini e Marilúcia Bottallo, além de uma seleção de fotografias artísticas assinadas pelo renomado fotógrafo Paulo Vitale. As duas partes da obra retratam desde as travessias dos primeiros imigrantes até as contribuições sociais, culturais e econômicas que consolidaram a presença italiana no Brasil.
O documentário, por sua vez, trouxe uma abordagem audiovisual moderna e sensível sobre o tema da imigração italiana. Com duração de 52 minutos, a produção mergulha no impacto da cultura italiana na sociedade contemporânea brasileira, apresentando entrevistas com personalidades de destaque no cenário artístico, político, cultural e econômico do Brasil.
Celebração e conexão cultural
O evento reuniu autoridades, membros da comunidade ítalo-brasileira e convidados especiais, e culminou em um coquetel de confraternização, reforçando os laços históricos e culturais entre Brasil e Itália.
A Embaixada da Itália reafirmou o compromisso de celebrar e preservar, através de duas obras indeléveis, o legado da imigração italiana, reforçando a importância dessa conexão para as duas nações. Este último evento de 2024 encerra um ano de homenagens que destacaram o papel fundamental dos imigrantes italianos na construção da identidade brasileira.
Créditos fotos: JP Rodrigues